"José de Azevedo foi autarca numa época fulcral para a consolidação do poder local democrático e ao longo da sua vida contribuiu com dinamismo e elevado sentido de participação cívica para a promoção da cultura na Póvoa de Varzim", refere Marcelo Rebelo de Sousa na página da internet da Presidência da República.
"O que lhe valeu, muito justamente, diversas homenagens e manifestações de carinho por parte do município e dos seus conterrâneos e às quais, nesta hora, o Presidente da República se associa", acrescentou.
O antigo presidente de Câmara da Póvoa de Varzim, entre 1978 e 1980, morreu na segunda-feira, aos 88 anos, anunciou a autarquia, que decretou três dias de luto municipal.
José Azevedo, que há alguns anos se debatia com problemas de saúde, teve, além das funções de autarca, um percurso profissional como funcionário da Marinha Portuguesa, desempenhando, ainda, várias atividades ligadas à cultura local, como escritor, jornalista e criador de peças de teatro entre outros.
Pela sua atividade profissional e entrega à causa pública, José Azevedo foi distinguido, em 1995, pela Câmara da Póvoa de Varzim, com a Medalha de Cidadão Poveiro grau prata, e em 2018, pela Marinha Portuguesa, pela "elevada competência, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais".
Leia Também: Póvoa de Varzim decreta luto pela morte de ex-presidente da Câmara