Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

EUA. Aulas online respondem à procura por ensino de português a crianças

Há cada vez maior procura por ensino de português a crianças nos Estados Unidos, o que levou a plataforma "Learn European Portuguese Online" a lançar aulas de grupo para esta faixa etária. 

EUA. Aulas online respondem à procura por ensino de português a crianças
Notícias ao Minuto

11:10 - 09/06/23 por Lusa

País Língua Portuguesa

"Vê-se que os pais querem muito que os filhos aprendam português", disse à Lusa a fundadora da plataforma, a luso-americana Sandra Carapinha. "Com os portugueses muito espalhados pelos Estados Unidos, acaba por ser difícil encontrarem aulas locais. Isto é uma forma mais prática". 

Acabado de lançar, o projeto de aulas online de grupo para crianças está a ter "uma adesão bastante positiva" com vários grupos já esgotados. 

Segundo explicou Sandra Carapinha, há uma escassez de oferta no ensino de português a crianças, tanto em aulas presenciais como remotas, de grupo ou individuais.

"O problema é que há poucos professores que querem ensinar a crianças", realçou a luso-americana. "É muito difícil encontrar professores especializados em português como língua estrangeira para crianças". 

Além disso, as crianças têm de ser divididas por idade e só podem ter estas aulas depois da escola, o que ainda torna mais complicada a criação de oferta.

"As escolas locais têm uma grande vantagem, mas só funcionam em sítios com muitas crianças", ressaltou Sandra Carapinha. "Se eu abrisse uma escola em Los Angeles, poderia encontrar duas crianças de cinco anos, uma de seis, outra de oito, outra de nove. Não faz sentido criar um grupo com essas idades todas". 

A responsável explicou que o aumento do interesse tem origem num "regresso às origens" dos luso-americanos, que estão empenhados em que os filhos saibam falar e escrever em português. 

Há também alunos que não são filhos de portugueses mas cuja família quer mudar-se para Portugal, um fenómeno crescente nos últimos anos. 

A procura é generalizada, da costa Oeste à costa Leste e passando por muitos sítios onde não há tradição forte de comunidades portuguesas. 

"Sou contactada por pessoas que moram na Pensilvânia, Arizona, Texas, que não têm acesso", disse Sandra Carapinha. "O benefício das aulas online é poder chegar a muito mais pessoas e as crianças interagirem na mesma". 

Sediada em Santa Mónica, Los Angeles, a plataforma esteve sempre vocacionada para o ensino de adultos. Esta é a primeira experiência virada para as crianças, com grupos pequenos e professores contratados em Portugal. 

Leia Também: Lusodescendentes aprendem português para regresso a Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório