Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
33º
MIN 17º MÁX 33º

Mau tempo em São Miguel provoca quedas de árvores e afeta ligações aéreas

A Proteção Civil dos Açores registou, desde a madrugada de hoje, 11 ocorrências na ilha de São Miguel, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem danos pessoais.

Mau tempo em São Miguel provoca quedas de árvores e afeta ligações aéreas
Notícias ao Minuto

10:55 - 06/06/23 por Lusa

País Açores

Um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), divulgado pelas 09:00 locais (10:00 em Lisboa), indica que, na sequência da passagem da depressão Óscar pelo arquipélago "foram registadas, desde da madrugada de terça-feira e até ao momento, 11 ocorrências, todas na ilha de São Miguel".

As situações foram registadas "nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Povoação e estão relacionadas com quedas de árvores e a quedas de estruturas, sem danos pessoais a registar", adianta a Proteção Civil açoriana.

Nos locais, para apoio e resolução das ocorrências estão Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas, Serviços Municipais de Proteção Civil e EDA, empresa de eletricidade dos Açores.

A Proteção Civil açoriana aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção, tendo em conta as previsões meteorológicas.

O mau tempo está também a afetar as ligações aéreas da SATA Air Açores, que assegura os voos inter-ilhas, tendo originado "o cancelamento de algumas ligações esta manhã", segundo adiantou à agência Lusa fonte da companhia aérea açoriana.

Devido às condições meteorológicas o voo desta manhã da Azores Airlines, com destino a Ponta Delgada, proveniente de Boston (Estados Unidos da América), teve de divergir para Lisboa.

Um outro voo da Azores Airlines, proveniente de Toronto (Canadá) e que deveria ter aterrado às 06:40 em Ponta Delgada, teve de divergir para a ilha Terceira, por causa do mau tempo.

Devido à depressão Óscar , o IPMA emitiu aviso laranja, o segundo mais grave da escala, para as ilhas do grupo oriental, até às 12:00 de hoje, tendo em conta a precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.

As ilhas de São Miguel e Santa Maria estão ainda sob aviso laranja, até às 12:00 de hoje, devido à previsão de vento, direção do quadrante norte.

Para o grupo central o IPMA emitiu avisos amarelos, até às 00:00 de quarta-feira, devido à chuva que poderá ser forte acompanhada de trovoada.

Foi ainda emitido aviso amarelo para aquelas cinco ilhas, tendo em conta o vento, direção de nordeste, entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

Leia Também: Madeira. Oscar causou pequenas inundações, derrocadas e queda de árvores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório