Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Madeira. Oscar causou pequenas inundações, derrocadas e queda de árvores

Depressão Oscar deixou o arquipélago da Madeira em alerta. Eis o ponto de situação até ao momento.

Madeira. Oscar causou pequenas inundações, derrocadas e queda de árvores
Notícias ao Minuto

10:16 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Mau tempo

A depressão Oscar chegou na tarde de segunda-feira ao arquipélago da Madeira, que tem sido afetado pela chuva forte. O mau tempo levou a que fossem emitidos avisos vermelhos e há já registo de alguns estragos, apesar de os balanços mais recentes apontarem para ocorrências de menor gravidade. Eis um ponto da situação, até ao momento.

Ao início da manhã de hoje, a Proteção Civil deu conta de que, até às 08h00, foram registadas 71 ocorrências, mobilizando 72 meios e 178 operacionais.

O maior número de ocorrências registou-se no Funchal, Santa Cruz e Machico.

Num balanço anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira deu nota de que não foram sinalizadas ocorrências graves, havendo apenas registo de inundações, pequenos deslizamentos de terras e queda de árvores em vários pontos da costa sul da Madeira, uma das zonas mais afetadas.

Machico e Santa Cruz com pequenas inundações e derrocadas

Na segunda-feira, a Câmara Municipal de Machico, no extremo leste da Madeira, indicou que foram registadas várias ocorrências relacionadas com pequenas derrocadas que provocaram o encerramento parcial das estradas, transbordo de ribeiros e ligeiras inundações, mas sem registo de situações de gravidade.

A situação manteve-se, segundo informação confirmada esta terça-feira pelos bombeiros, num ponto de situação sobre os concelhos de Machico e Santa Cruz. Fonte dos Bombeiros Municipais de Machico e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz adiantaram à Lusa que durante a noite foram registadas pequenas inundações, derrocadas e quedas de árvores, sem gravidade.

No concelho de Santa Cruz, uma pessoa ficou desalojada, depois de parte do telhado da habitação cair durante a noite.

De acordo com a Câmara Municipal, o desalojado encontra-se agora em casa de familiares, tendo sido ativada a linha de apoio da Segurança Social.

Funchal e Câmara de Lobos com ocorrências normais para a quantidade de chuva

Também Funchal e Câmara de Lobos registaram ocorrências normais para a quantidade de chuva, segundo fontes autárquicas. À Lusa, o presidente Câmara do Funchal disseque atendendo à quantidade de chuva que caiu na Madeira, as ocorrências no concelho não tiveram dimensões anormais, tendo sido registadas 39.

"As notícias não são negativas, são positivas de certa forma. Temos 39 ocorrências, apenas a registar duas quedas de árvore, oito situações de limpeza de vias, cinco inundações", disse Pedro Calado após a reunião do dispositivo municipal para fazer o balanço da noite de forte chuva no principal concelho da Madeira, acrescentando que ocorreram vários deslizamentos, "mas nada de grave em termos de movimento de terras".

Também o vereador com o pelouro da Proteção Civil no município de Câmara de Lobos, Leonel Correia da Silva, disse à agência Lusa "não haver, para já, nada de especial a registar" no concelho.

Contactados, os bombeiros deste município contíguo a oeste do Funchal informaram que durante a noite foram alertados para as seguintes situações: duas quedas de árvore, dois deslizamentos de terra para a via pública e duas inundações.

Troços de estradas cortados e voos cancelados

Hoje mantêm-se hoje vários troços de estradas regionais cortados ou condicionados e alguns voos de e para o aeroporto da ilha foram cancelados.

De acordo com informação disponível às 07h30 na página da Internet da ANA - Aeroportos de Portugal, nas partidas foram cancelados, no dia de hoje, cinco voos da Azores Airlines, da TAP, Swiss International e Ryanair (dois) e nas chegadas três da Ryanair (dois) e Swiss International.

Na segunda-feira foram cancelados 28 voos e ouros 12 divergiram. Recorde-se que o aeroporto da Madeira ativou o plano de contingência face ao mau tempo na região.

Aviso vermelho continua em vigor

De realçar que a costa sul e as regiões montanhosas da ilha estão sob aviso vermelho desde as 15h00 de segunda-feira devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às 15h00 de terça-feira, sendo que o período mais crítico deveria ocorrer entre as 06h00 e as 09h00.

Entretanto, a capitania do Porto do Funchal prolongou os avisos de vento forte e má visibilidade para a orla marítima da Madeira emitidos segunda-feira até às 18h00 de hoje.

Os vários executivos municipais da zona sul da ilha reforçaram os meios para atuar em caso de necessidade.

Além disso, o governo da Madeira decidiu suspender a atividade letiva durante o dia de hoje, enquanto a Câmara Municipal do Funchal optou por encerrar, no mesmo dia, os serviços administrativos, bem como museus, espaços culturais, recreativos e desportivos.

Leia Também: Depressão Óscar. Funchal e Câmara de Lobos registam várias ocorrências

Recomendados para si

;
Campo obrigatório