Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mau tempo deixa uma pessoa desalojada na Madeira

Uma pessoa ficou desalojada no concelho de Santa Cruz, zona leste da Madeira, devido ao mau tempo que afeta o arquipélago, indicou hoje o município, referindo que parte do telhado da habitação caiu durante a noite.

Mau tempo deixa uma pessoa desalojada na Madeira
Notícias ao Minuto

10:58 - 06/06/23 por Lusa

País Madeira

De acordo com a Câmara Municipal, o desalojado encontra-se agora em casa de familiares, tendo sido ativada a linha de apoio da Segurança Social.

Ao nível regional, o Serviço de Proteção Civil da Madeira registou um total de 71 ocorrências entre segunda-feira e hoje de manhã relacionadas com a passagem da depressão Óscar pelo arquipélago, mobilizando 72 meios e 178 operacionais.

"O maior número de ocorrências registou-se no Funchal, Santa Cruz e Machico", refere o balanço mais recente da autoridade regional, que não assinala ocorrências graves.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estão sob aviso vermelho desde as 15:00 de segunda-feira devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às 15:00 de hoje, sendo que o período mais crítico ocorreu entre as 06:00 e as 09:00.

Já a costa norte e a ilha do Porto Santo encontram-se sob aviso laranja.

Os executivos municipais da zona sul da ilha reforçaram os meios para atuar em caso de necessidade, tendo sido registados várias inundações, pequenos deslizamentos de terras e a queda de árvores em vários, nomeadamente na estrada da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava.

A Direção Regional de Estradas emitiu um comunicado no qual precisa que sete troços de estradas, em diversos pontos da ilha da Madeira, estão encerrados e quatro condicionados devido à queda de derrocadas.

Por outro lado, a empresa pública Águas e Resíduos da Madeira alertou para a possibilidade de o mau tempo gerar "alguns constrangimentos" nos serviços de recolha de resíduos nos concelhos de Câmara de Lobos, Machico, Santana e Ribeira Brava, indicando também que o abastecimento de água à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e a parte da freguesia de Câmara de Lobos se encontra interrompido.

As condições meteorológicas adversas motivaram o encerramento de diversos serviços públicos e o Governo da Madeira decidiu suspender a atividade letiva em todas as escolas e em todos níveis de ensino na ilha da Madeira no dia de hoje, retomando a atividade normal na quarta-feira.

O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo continua condicionado, já com registo de 13 voos cancelados, entre chegadas e partidas, e um voo divergido.

DC // ROC

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório