Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Já é conhecido o nome da nova ponte sobre o rio Douro

É uma homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, empresária do Vinho do Porto e "uma das figuras mais marcantes do Douro".

Já é conhecido o nome da nova ponte sobre o rio Douro
Notícias ao Minuto

18:36 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Porto

Foi anunciado, esta sexta-feira, o nome da nova ponte que vai fazer a travessia entre o Porto e Vila Nova de Gaia. No meio de seis opções, o nome eleito foi Ponte da Ferreirinha.

O nome foi anunciado durante a 'Conferência 135 anos a criar pontes', do Jornal de Notícias, e foi eleito após uma votação promovida pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, pelos municípios do Porto e Vila Nova de Gaia e pelo jornal.

Além de Ponte Ferreirinha, que foi eleito com 45% dos votos, havia outros cinco nomes a concurso: Ponte da Boa Viagem, Ponte Douro, Ponte da Boa Passagem, Ponte da União e Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento.

Ponte Ferreirinha é uma homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, empresária do Vinho do Porto e "uma das figuras mais marcantes do Douro".

A escolha foi feita por cinco homens que compuseram a comissão de seleção: os historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro civil Humberto Varum e o músico Rui Veloso.

A nova ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia integra o projeto de construção da Linha Rubi do metropolitano e cujo concurso foi lançado em maio. Com um custo estimado de 435 milhões de euros, a obra deverá iniciar-se em novembro e estar pronta em 2026.

A ponte irá fazer a ligação entre Campo Alegre, no Porto, e a Arrábida, em Vila Nova de Gaia, e contará com um canal para o Metro do Porto, uma ciclovia e uma zona pedonal. 

A segunda linha de metro entre as duas cidades poderá atingir aos 12 milhões de validações ao longo do ano, estima a Metro do Porto, de um projeto aberto também a quem a quiser atravessa a pé ou de bicicleta.

A linha Rubi ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e do custo total de 435 milhões de euros, 299 milhões são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.

Leia Também: Passaporte Douro 'On2Wheels' desafia mototuristas à descoberta da região

Recomendados para si

;
Campo obrigatório