Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Autoridades identificam sete vítimas de tráfico de pessoas em Portugal

A operação realizada pelo SEF, em conjunto com autoridades europeias, levou à detenção de 13 cidadãos estrangeiros. Duas das vítimas são menores de idade.

Autoridades identificam sete vítimas de tráfico de pessoas em Portugal
Notícias ao Minuto

16:39 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

País Tráfico de pessoas

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou sete vítimas de tráfico de seres humanos, incluindo duas vítimas menores de idade, após uma operação internacional contra redes de tráfico de pessoas. A ação decorreu entre os dias 8 e 15 de maio.

Ao todo, trabalharam 900 inspetores do SEF e militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), tendo sido identificadas pelas autoridades "24.881 pessoas, 648 veículos e 33 empresas por todo o país, incluindo fronteiras aéreas, marítimas e terminais de autocarros".

A operação a nível nacional foi denominada 'Cadeia Global', e acabou com a detenção de 13 cidadãos de nacionalidade estrangeira, seis dos quais foram "identificados como traficantes".

A nível internacional, foram registadas 1.426 potenciais vítimas, e foram detidos 138 suspeitos de tráfico e 212 outras detenções.

Num comunicado divulgado no Facebook, o SEF explica que a ação foi liderada pela Áustria e coordenada pela Europol, Frontex e Interpol. Várias forças de segurança realizaram a ação conjunta em simultâneo, tendo-se registados casos em 46 países ((26 Estados-membros da União Europeia e 20 países terceiros).

"As atividades centraram-se na deteção e desarticulação de grupos criminosos organizados envolvidos no tráfico de seres humanos, nomeadamente tráfico de crianças. Os principais objetivos passaram por identificar, proteger e encaminhar vítimas e potenciais vítimas de tráfico de pessoas, bem como desmantelar redes criminosas originárias da América do Sul, Ásia, África, Balcãs Ocidentais e Ucrânia", explica a autoridade.

Leia Também: Portugal sem plano contra tráfico de pessoas desde 2021, diz comissão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório