Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Neste Dia da Criança, GNR assinala que "nem todas têm direito a brincar"

As autoridades destacaram ainda que "a violência doméstica é um ambiente perigoso e tóxico para as crianças".

Neste Dia da Criança, GNR assinala que "nem todas têm direito a brincar"
Notícias ao Minuto

10:32 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) recordou, a propósito do Dia Mundial da Criança, assinalado esta quinta-feira, que nem todas “têm o direito a brincar e ser felizes”, dada a “instabilidade de uma infância marcada pela violência”.

“Assinala-se hoje o Dia Mundial da Criança! Nem todas as crianças têm o direito a brincar e ser felizes! Muitas vivem a instabilidade de uma infância marcada pela violência, no sítio que deveria ser o mais seguro: a própria casa!”, disse aquela força de segurança, em nota publicada nas redes sociais.

As autoridades destacaram ainda que “a violência doméstica é um ambiente perigoso e tóxico para as crianças”, complementando que “presenciar conflitos constantes, abusos físicos ou verbais entre os pais pode ter um impacto profundo no bem-estar emocional e psicológico das crianças”.

“Cabe a todos nós enquanto sociedade proteger as crianças de qualquer tipo de violência, crescerem felizes e saudáveis, cercadas de amor, cuidado e proteção”, rematou a GNR.

De notar que, segundo o estudo ‘Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência - Estatísticas 2022’ da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), dos 2.595 menores de idade vítimas de crime e violência que se queixaram à entidade naquele ano, 63% dos casos envolvem violência doméstica.

Leia Também: Mais de 60% dos menores apoiados são vítimas de violência doméstica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório