Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ERS fecha clínica de estética que aplicava botox sem formação médica

Depois de várias denúncias, o regulador da Saúde encetou ações de fiscalização em Braga.

ERS fecha clínica de estética que aplicava botox sem formação médica
Notícias ao Minuto

12:30 - 29/05/23 por Marta Amorim

País ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) mandou suspender atividade de uma clínica estética em Braga que fazia preenchimento com ácido hialurónico,  botox ou jatos de plasma sem formação médica. 

Depois de várias denúncias, a entidade encetou ações de fiscalização em Braga e num dos espaços foi possível apurar que "eram realizados procedimentos que requeriam o uso de medicamentos e/ou dispositivos médicos de uso exclusivo por médico", pode ler-se na nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Na clínica faziam-se procedimentos "invasivos de injeção/inserção de produtos na pele, designadamente, aplicação de fios tensores, escleroterapia, botox, ácido hialurónico, multivitamínicos e outras soluções", mas também "remoção de nevos/sinais por cauterização com jato de plasma".

Perante "o perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes", a ERS decretou uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade prosseguida num dos estabelecimentos fiscalizados, com fundamento no exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da estética.

Ainda segundo a missiva, a medida cautelar será declarada extinta "quanto for comprovada a eliminação do perigo para a saúde e segurança dos utentes, o qual poderá passar pela cessação definitiva da atividade de prestação de cuidados na área da saúde".

Os factos apurados foram, ainda, comunicados ao Ministério Público, à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. (INFARMED), à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e à Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS).

Leia Também: SNS vai ter mais seis Unidades Locais de Saúde, num total de 33

Recomendados para si

;
Campo obrigatório