A BICIBOX terá capacidade para estacionar 24 bicicletas, com condições de segurança garantidas por um sistema de controlo de acesso, através de uma aplicação móvel (App).
A criação do estacionamento de longa duração para bicicletas corresponde à implementação do projeto vencedor do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD 2020).
Além da box de estacionamento, será ainda instalada uma míni-oficina, equipada com ferramentas para reparação e manutenção de bicicletas.
"Dando seguimento a uma aposta contínua na criação de uma rede urbana ciclável, sustentável, e capaz de dar resposta às necessidades dos utilizadores, surgiu o projeto BICIBOX Aveiro, que vem assim reforçar as infraestruturas existentes", explica uma nota de imprensa da Câmara de Aveiro.
Segundo a autarquia, trata-se de uma oferta para resolver o problema do parqueamento de longa duração, especialmente em locais de intermodalidade de transportes públicos, como é o caso da Estação da CP, onde se encontra também o parque de estacionamento automóvel gratuito e o Terminal Rodoviário.
Na reunião de hoje o executivo municipal aprovou ainda o desmantelamento de 18 veículos, considerados abandonados, por não terem sido reclamados dentro do prazo de 45 dias, após a sua recolha.
"A remoção destes veículos da via pública respeita o conceito de prioridade, quer pela sua localização ou avançado estado de degradação, como pelo local onde se encontram, contribuindo para a má organização do espaço público envolvente, a que adicionamos sempre a reiterada e prioritária preocupação ambiental", justifica a nota municipal.
Leia Também: O caos que um semáforo com 16 ecrãs está a criar nas ruas de Barcelona