Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vídeo mostra como viviam portugueses vítimas de "escravatura" em Espanha

Os cidadãos portugueses eram “obrigados” a trabalhar 12 horas por dia, sete dias por semana “em condições infra-humanas, sob coação e ameaças permanentes” e ficavam alojados em “casas velhas e insalubres”.

Notícias ao Minuto

21:00 - 16/05/23 por Notícias ao Minuto

País Espanha

Foram libertados 15 cidadãos portugueses que se encontravam em situação de "escravatura moderna", no País Basco, em Espanha, e foram ainda detidos dois portugueses suspeitos da prática do crime de tráfico de pessoas.

A operação ‘WORKER’ decorreu em colaboração entre a Polícia Judiciária (PJ), e a Guardia Civil de Alava, na passada quinta-feira, 4 de maio. Em comunicado, enviado às redações, a PJ revelou que as vítimas se encontravam em "real situação de ‘escravatura moderna’" e foram capturadas em zonas rurais no Norte de Portugal.

Posteriormente, foram "transportadas para as zonas onde tinham de exercer a atividade laboral, sem apoios familiares e em estado de total vulnerabilidade". Os cidadãos portugueses eram "obrigados" a trabalhar 12 horas por dia, sete dias por semana "em condições infra-humanas, sob coação e ameaças permanentes" e ficavam alojados em "casas velhas e insalubres".

Os dois detidos, de 36 e 42 anos, residiam em Espanha e já tinham antecedentes criminais por este tipo de ilícito. Presentes às autoridades competentes espanholas, foi-lhes decretada a medida de coação de prisão preventiva. 

Segundo a Guardia Civil, foram ainda apreendidas duas pistolas, 9.300 euros que estavam escondidos e  5 propriedades foram embargadas.

As imagens mostram as condições em que viveriam os portugueses. O vídeo da operação pode ser visto na galeria.

Leia Também: Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de pessoas em Castelo Branco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório