Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"Temos de procurar construir sociedades pacíficas e inclusivas"

A deputada socialista Isabel Moreira marca a aproximação do Dia Internacional e Nacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.

"Temos de procurar construir sociedades pacíficas e inclusivas"
Notícias ao Minuto

22:07 - 10/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Dia Internacional Contra a Homofobia

"Temos de procurar construir sociedades pacíficas e inclusivas, em que todas as pessoas possam prosperar e sentir-se seguras e temos de lutar contra o ódio cobarde. Todas as pessoas devem ter a liberdade de ser quem são e amar quem escolhem, sem medo."

Com estas palavras decidiu a deputada socialista Isabel Moreira marcar a aproximação do Dia Internacional e Nacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, que se celebra a 17 de maio.

Numa mensagem publicada no Facebook, Isabel Moreira recordou que a data marca "o dia em que a Organização Mundial da Saúde desclassificou a homossexualidade como doença", e que no mundo, atualmente, "mais de dois mil milhões de pessoas vivem em países onde a homossexualidade é ilegal".

"Apesar de muitos avanços, a discriminação persiste e estamos a assistir a um retrocesso preocupante dos direitos das pessoas LGBTI. Os níveis de violência contra pessoas LGBTI são também alarmantes, mesmo que muito subdenunciados", continuou a deputada socialista, afirmando que "as pessoas jovens, em especial, enfrentam abandono e discriminação devido à sua orientação sexual e identidade de género".

Isabel Moreira realçou que, "uma vez por ano, é um dia apenas, tal como acontece com o Dia da Mulher, paramos um pouco e tentamos pensar nas pessoas LGBTI e, se possível, alterar o que ainda haja a alterar na lei para que todas e todos possamos ser mais iguais".

"Há quem fique em choque que a casa da democracia dedique algum tempo às pessoas LGBTI no dia em que essas pessoas são celebradas em data internacional e nacionalmente reconhecida. Há quem ache que não merecem. Que é perda de tempo. Há quem use aquele velho argumento facho das 'coisas mais importantes para debater' como se não fossemos versáteis", disparou também a deputada.

Isabel Moreira concluiu, mostrando-se entusiasmada com a chegada de "mais um dia 17 de maio para darmos visibilidade a quem tanto precisa, para falar do que ainda falta fazer e para fazer mais por todos e todas".

Leia Também: Apple Watch receberá bracelete para celebrar comunidade LGBTI+

Recomendados para si

;
Campo obrigatório