Portugal continental enfrenta, atualmente uma onda de calor, com as temperaturas a superar os 30 graus na maior parte do território há vários dias. No entanto, sabe como distinguir temperaturas de verão de ondas de calor?
Segundo um artigo elaborado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), é no verão que, "por definição", se registam as temperaturas mais elevadas.
No entanto, uma onda de calor "é quando se verificam vários dias consecutivos de calor intenso", em que a "temperatura máxima diária ultrapassa o valor médio diário no período de referência em, pelo menos, 5ºC".
As ondas de calor "são fenómenos atmosféricos que podem ocorrer em qualquer estação do ano".
Recorde-se que, tal como informou, em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma massa de ar quente com origem no norte de África e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica está a atingir Portugal continental.
Esta massa de ar quente está a originar "valores de temperatura muito acima da média para a época do ano, em especial da máxima e na região Sul, onde a anomalia prevista para esta quinta-feira será entre 10º a 15ºC acima da normal climatológica".
Leia Também: IPMA: Abril de máximos de calor. Hoje pode bater-se recorde com 78 anos