Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Lula da Silva já chegou a Portugal para visita oficial de cinco dias

O presidente do Brasil estará em Portugal até 25 de Abril e conta com uma delegação com um "número expressivo", com vários ministros, entre os quais da Cultura, Transportes, Saúde, Defesa, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Cidadania.

Lula da Silva já chegou a Portugal para visita oficial de cinco dias
Notícias ao Minuto

10:38 - 21/04/23 por Notícias ao Minuto

País Presidente do Brasil

O presidente brasileiro, Lula da Silva, já aterrou em Lisboa para uma visita oficial a Portugal, com uma agenda intensa, que inclui uma cimeira luso-brasileira, um discurso na Assembleia da República e um negócio aeronáutico no horizonte.

Lula estará em Portugal até 25 de Abril, dia em que se desloca depois para Madrid, em Espanha. Conta com uma comitiva com um "número expressivo", com vários ministros, entre os quais da Cultura, Transportes, Saúde, Defesa, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Cidadania.

Nesse mesmo dia, o presidente brasileiro vai marcar presença numa sessão de boas-vindas no Parlamento, onde fará um discurso, antes da sessão solene comemorativa do dia da liberdade, na qual já não estará presente.

A chegada do presidente do Brasil, Lula da Silva, estava planeada para as 10h40 no Aeroporto Militar de Figo Maduro, horário que foi cumprido.

O que vem fazer a Portugal?

Por enquanto, o presidente do Brasil não tem agenda para hoje. Pelo que o programa da visita até agora divulgado começa no sábado, com uma cerimónia de boas-vindas com honras militares na Praça do Império, em Lisboa, seguida de uma outra breve cerimónia no interior do Mosteiro dos Jerónimos, com deposição de coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

Depois, reúne-se com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, a que se segue um encontro ampliado de delegações e um almoço com o primeiro-ministro português.

À tarde decorre um dos momentos altos da agenda a 13.ª cimeira luso-brasileira, no Centro Cultural de Belém e a meio da tarde serão assinados pelo menos oito dos dez protocolos entre os dois países, segundo foi comunicado na quarta-feira numa conferência de imprensa em Brasília, entre os quais nas alguns nas áreas da educação, ciência, energia, saúde, cartas de condução, geologia, mineração, entre outros.

O dia termina com um jantar de Estado oferecido por Marcelo no Palácio da Ajuda.

Pouco depois de ter sido eleito nas presidenciais, o líder do Partido dos Trabalhadores brasileiro visitou Portugal em novembro, antes de ir à COP27, no Egito, rompendo com um distanciamento provocado por Jair Bolsonaro que, nos seus quatro anos no Palácio do Planalto, nunca visitou o país.

[Notícia atualizada às 10h48]

Leia Também: Lula vem fechar 13 acordos na 1.ª cimeira luso-brasileira em sete anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório