As autoridades no Fundão resgataram na segunda-feira um gavião-da-europa, uma pequena ave de rapina que voa sobre uma grande parte do território português, depois de ter sido alertada para um exemplar ferido no meio da rua.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Fundão, explicou que as autoridades foram "alertadas por populares que o animal se encontrava a deambular na via pública, junto à localidade de Donas".
"Os elementos do NPA deslocaram-se ao local e recolheram o exemplar, que aparentava estar debilitado e com um ferimento na visão que o incapacitava de voar", explica a GNR, divulgando uma imagem na qual é possível ver a ave com o olho ferido.
O gavião foi entregue ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), onde será recuperado e monitorizado antes de ser libertado.
O gavião-da-europa é uma espécie muito comum em Portugal, em particular no norte do país, sendo encontrado também no norte alentejano e, durante a época reprodutora, no Algarve.
Leia Também: Detido por agredir "reiteradamente" a companheira de 24 anos no Fundão