Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

GNR detém homem de 68 anos por incêndio florestal em Vila Pouca de Aguiar

Incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais.

GNR detém homem de 68 anos por incêndio florestal em Vila Pouca de Aguiar
Notícias ao Minuto

12:59 - 06/04/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

O  Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve, no  passado dia 4 de abril, um homem, de 68 anos, pelo crime de incêndio florestal, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

"No seguimento de um alerta, os elementos da Equipa de Proteção Florestal (EPF) deslocaram-se para o local, onde apuraram que o incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais, não autorizada", lê-se em comunicado, esta quinta-feira.

A queima descontrolou-se e provocou "um incêndio que consumiu cerca de 0,01 hectare de mato".

Na sequência das diligências policiais efetuadas, o suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Pouca de Aguiar.

Segundo a GNR, só em 2022 o Comando Territorial de Vila Real "identificou 46 suspeitos de incêndios florestais, 10 dos quais foram detidos em flagrante".

A força de segurança recorda ainda que as queimas e queimadas "são das principais causas de incêndios em Portugal".

"A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural 'muito elevado' ou 'máximo', estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos", lembra a GNR.

Leia Também: PSP apanha homem com bastão extensível durante operação 'stop'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório