O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou, esta terça-feira, que, nos próximos dias 8 e 9 de abril, irá desenvolver um policiamento conjunto nas cidades de Évora e Estremoz, com a presença de efetivos espanhóis.
O policiamento conjunto dá-se por ocasião da época pascal que decorre, durante a qual "é conhecida a significativa afluência de cidadãos de nacionalidade espanhola a esta região do Alentejo", revela a PSP em comunicado.
Assim, no âmbito da operação 'Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2023', "estará esta polícia em cooperação com elementos policiais do Corpo Nacional de Polícia" no mercado semanal de Estremoz, no dia 8 durante o período da manhã, e na zona histórica e comercial de Évora, no dia 8 no período da tarde e dia 9 no período da manhã.
"Estes tipos de ações, pela sua grande visibilidade, contribuem não só para o aumento da segurança efetiva, como também da segurança percecionada das populações", assegura a PSP, garantindo que "ambas as forças de segurança procuram dedicar uma atenção especial ao turista e um contacto mais próximo, num esforço também conjunto contra a delinquência".
Simultaneamente, além destes interesses comuns ao nível da prevenção e da proximidade, "partilham-se conhecimentos e formas de atuação, bem como se criam laços profissionais entre os membros das forças policiais de Portugal e Espanha".
O policiamento conjunto será desenvolvido no âmbito do 'Memorando de Cooperação entre a Polícia de Segurança Pública da República Portuguesa e o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha', assinado no dia 12 de dezembro de 2013, em Lisboa.
A PSP explica que "o documento em questão estabelece os principais eixos de cooperação, entre as duas forças de segurança, nos quais se encontra a promoção de ações de segurança e ordem pública, realizadas normalmente através das designadas patrulhas mistas".
Leia Também: Festival Imaterial "une" patrimónios e povos em Évora no mês de maio