Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Lusa em greve de quatro dias. Trabalhadores lutam por aumento salarial

Hoje, os trabalhadores estão concentrados até às 13h00 frente à sede da Lusa, em Lisboa, e frente à delegação do Porto. Na sexta-feira, está prevista concentração frente à residência oficial do primeiro-ministro, entre as 11h00 e as 13h00.

Lusa em greve de quatro dias. Trabalhadores lutam por aumento salarial
Notícias ao Minuto

12:13 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

País Lusa

Os trabalhadores da Lusa, a agência de notícias nacional, encontram-se a realizar uma greve de quatro dias - que teve início às 00h00 de hoje e que se manterá até às 00h00 de dia 3 de abril, a próxima segunda-feira.

Recorde-se que os trabalhadores da Lusa aprovaram, esta quarta-feira, com 105 votos a favor, manter a greve, depois de a administração ter atualizado a proposta de aumentos salariais e os sindicatos apresentado uma contraproposta.

De acordo com um comunicado dos sindicatos representativos dos trabalhadores da Lusa, foi ainda ratificada a redução de 120 para 100 euros da proposta de aumento salarial, que faz parte da contraproposta entregue à administração na terça-feira.

Um dia antes, os "sindicatos representativos dos trabalhadores da agência Lusa foram informados da contraproposta da administração, que subiu o valor da atualização salarial dos iniciais 35 euros para 74 euros". "Os 74 euros propostos só foram possíveis graças à luta das últimas semanas e que continuará com a greve dos próximos quatro dias, exigindo os trabalhadores maiores aumentos depois de mais de uma década sem aumentos salariais reais", pode ainda ler-se.

Hoje, os trabalhadores estão concentrados até às 13h00 frente à sede da Lusa, em Lisboa, e frente à delegação do Porto. Na sexta-feira, está prevista concentração frente à residência oficial do primeiro-ministro, entre as 11h00 e as 13h00.

Notícias ao Minuto Lusa em greve de quatro dias. Trabalhadores lutam por aumento salarial© Notícias ao Minuto

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Sindicato dos Jornalistas (SJ), o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) "saúdam os trabalhadores da Lusa pela vontade que mostraram em plenário por continuar a lutar pelos aumentos salariais a que têm direito e esperam que isso tenha repercussão na greve, pois consideram que pode ser muito importante não só para este mas também para futuros processos de luta."

"Os sindicatos já deram conhecimento à administração da resolução assumida pelos trabalhadores e manifestaram disponibilidade para continuar a negociar e suspender a greve se a administração for ao encontro das expectativas dos trabalhadores", apelando ainda "à participação não só na greve como nas concentrações previstas, em Lisboa e Porto".

Já numa nota enviada aos clientes, a direção de informação da Lusa avançou que o "normal serviço poderá, por isso, sofrer perturbações durante este período".

Leia Também: "Importância inegável". PAN pede reforço do orçamento da Agência Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório