Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Importância inegável". PAN pede reforço do orçamento da Agência Lusa

Em causa está uma iniciativa parlamentar que foi submetida precisamente um dia antes de os trabalhadores da agência noticiosa portuguesa terem dado início a uma greve de quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo.

"Importância inegável". PAN pede reforço do orçamento da Agência Lusa
Notícias ao Minuto

11:41 - 30/03/23 por Ema Gil Pires

Política PAN

O PAN deu entrada, na quarta-feira, a um projeto de resolução onde recomenda ao Governo que "proceda ao reforço do orçamento da Agência Lusa", de modo a garantir o "aumento salarial dos seus trabalhadores".

A iniciativa, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, foi submetida precisamente um dia antes de os trabalhadores da agência noticiosa portuguesa terem dado início a uma greve de quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo.

No mesmo projeto de resolução, o partido ecologista propõe ainda à Assembleia da República que recomende ao Governo que proceda ao "levantamento das necessidades financeiras" da Agência Lusa - tendo em vista o "reforço dos respetivos recursos humanos e a garantia do aumento salarial dos seus trabalhadores".

Na iniciativa assinada pela deputada única Inês de Sousa Real, o PAN recorda que a "Agência Lusa tem enfrentado desafios financeiros nos últimos anos".

"O seu financiamento tem sido insuficiente para fazer face às suas necessidades e os vencimentos dos seus trabalhadores não têm correspondido não só às responsabilidades que desempenham, como não têm acompanhado os valores da inflação", pode ler-se no documento.

O partido defende, deste modo, que o "aumento salarial dos trabalhadores da agência Lusa é fundamental para a valorização do trabalho jornalístico", ele próprio "fundamental para a democracia e para a construção de uma sociedade mais informada e consciente".

O PAN pretende, grosso modo, que o Governo intervenha para colocar um fim aos "dias de sufoco financeiro" que têm marcado a realidade desta agência noticiosa, realçando que a "sua importância para o país é inegável" - por ser um "garante ao acesso à informação a todos os portugueses, independentemente da sua localização ou condição social".

Leia Também: Livre solidariza-se com greve dos trabalhadores da agência Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório