Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Violência. PSP realiza ação de sensibilização em Unidade de Saúde

Ação, que decorreu em Lisboa, procurou sensibilizar profissionais de saúde para episódios de violência no seu contexto laboral.

Violência. PSP realiza ação de sensibilização em Unidade de Saúde
Notícias ao Minuto

10:44 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou uma ação de sensibilização na Unidade de Saúde Familiar (USF) Alta de Lisboa, "direcionada para a prevenção da violência e abordagem a episódios de violência em Unidades de Saúde".

De acordo com uma publicação divulgada pela força de segurança nas redes sociais, a PSP explica que a ação foi levada a cabo por polícias afetos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) da 41.ª Esquadra – Lumiar, da 3.ª Divisão Policial.

"A iniciativa concretizada no âmbito da Diretiva Operacional 'Saúde em Segurança' procurou sensibilizar os profissionais de saúde daquela Unidade para os episódios de violência no seu contexto laboral, nomeadamente a nível do atendimento aos utentes e na deslocação a domicílios", lê-se.

A ação de sensibilização contou com a presença de 20 profissionais de saúde, "tendo ainda sido sensibilizados quanto aos procedimentos de segurança a adotar aquando da presença de utentes agressivos, assim como dos mecanismos legais subjacentes, tendo em vista a proteção da sua integridade física".


 
Recorde-se que, no passado dia 9 de março, no primeiro aniversário do Programa Saúde em Segurança, a PSP revelou que as situações de violência contra profissionais de saúde aumentaram 70% em 2022 face a 2021, tendo aquela força registado 1.632 ocorrências.

Em fevereiro, o  Ministério da Saúde tinha revelado que pretendia lançar este ano o 'manual de segurança do serviço de saúde' com "orientações muito claras" sobre a prevenção de situações de violência e aumentar as ações de formação.

Leia Também: Ordem dos Médicos/Norte alerta para "destratamento e desrespeito"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório