A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou recentemente uma operação de fiscalização direcionada à preparação, distribuição e comercialização de vinhos na região da Bairrada. A mesma resultou na apreensão de 10.854 garrafas de vinho espumante, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A apreensão deu-se após "ter sido detetado o engarrafamento e rotulagem" do vinho como se o mesmo "se tratasse de vinho espumante de qualidade, com características especiais, induzindo o consumidor em erro no que respeita ao modo de preparação do vinho espumante", pode ler-se na nota citada.
O vinho encontrava-se ainda, segundo a ASAE, "igualmente pronto para ser introduzido no circuito comercial, sem que o processo de elaboração do vinho tivesse sido superior a 90 dias, tal como determina a legislação em vigor".
Foi, por estes motivos, instaurado o respetivo processo de contraordenação à empresa responsável pelo engarrafamento e rotulagem do vinho como se o mesmo tratasse de vinho espumante de qualidade, tendo a mesma sido ainda notificada para retirar do circuito comercial o vinho espumante que já havia comercializado naquelas circunstâncias, sob pena de incorrer em crime de desobediência.
O valor total da apreensão ascendeu a 25.940 euros, informa o mesmo comunicado.
Leia Também: Aprovada audição da ASAE sobre escalada nos preços dos bens alimentares