Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Matosinhos investe 1,1 milhões na requalificação do Bairro dos Pescadores

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, investiu 1,1 milhões de euros na requalificação total do Bairro dos Pescadores, construído entre 1948 e 1972 no centro desta cidade, foi hoje anunciado.

Matosinhos investe 1,1 milhões na requalificação do Bairro dos Pescadores
Notícias ao Minuto

14:51 - 21/03/23 por Lusa

País Matosinhos

Em comunicado, a empresa municipal que gere o parque habitacional de Matosinhos - MatosinhosHabit - referiu que foram intervencionados 11.200 metros quadrados.

A empreitada visou a reabilitação de passeios, pavimento, acesso às habitações, estacionamento e espaços verdes, salientou.

E implicou ainda a instalação de drenagem e rede de águas pluviais, rede de rega, elementos de iluminação, equipamentos desportivos e mobiliário de exterior.

A MatosinhosHabit explicou que foi também realizada uma intervenção-piloto no edifício de habitação coletiva "Bloco J" que incidiu não só no aumento da privacidade e conforto dos moradores, como na implementação de medidas de eficiência energética através de materiais para isolamento térmico e acústico.

"Outro objetivo desta intervenção é incentivar os proprietários privados das restantes edificações a realizarem obras que poderão ser abrangidas pelo Programa de Habitação 1.º Direito", sublinhou.

O projeto, da autoria do arquiteto e urbanista Carlos Coelho, teve como foco a regeneração urbana e a aposta na mobilidade sustentável.

A presidente do conselho de administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares, lembrou, citada no comunicado, que este projeto nasceu em 2018 quando a empresa municipal apresentou uma proposta de revitalização urbana do Bairro dos Pescadores a um programa da União Europeia para obtenção de fundos comunitários para a sua requalificação.

Contudo, acrescentou, a candidatura não foi aprovada, tendo a realização da empreitada sido "imediatamente" assumida como prioritária pela autarquia.

Ao longo de todo o processo, a câmara, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, recolheu os contributos dos moradores sobre o projeto, onde se incluiu a participação da Associação de Moradores do Bairro dos Pescadores de Matosinhos.

Construído entre 1948 e 1972 no centro de Matosinhos, o Bairro dos Pescadores é composto por vários blocos habitacionais, sendo alguns de propriedade mista, de habitações públicas e privadas.

Leia Também: Rede de ciclovias no Porto só deve estar concluída em 2025

Recomendados para si

;
Campo obrigatório