Cerimónias fúnebres de antigo autarca de Sousel a partir de terça-feira

As cerimónias fúnebres do antigo presidente da Câmara de Sousel (Portalegre), Armando Varela, que morreu no domingo, na sequência de um acidente rodoviário, têm início entre as 17:30 e as 18:00 de terça-feira, foi hoje divulgado.

Notícia

© Armando Varela - Portalegre 2017/Facebook

Lusa
20/03/2023 17:42 ‧ 20/03/2023 por Lusa

País

Armando Varela

De acordo com a página de Facebook da agência funerária que está a organizar as cerimónias, o velório vai decorrer na capela de São Miguel Arcanjo, na freguesia rural de Casa Branca, no concelho de Sousel, onde ficará em câmara ardente até às 15:00 de quarta-feira.

O corpo seguirá depois para a Igreja Matriz de Casa Branca, onde vai ser celebrada uma missa pelas 16:00, seguindo o cortejo fúnebre para o cemitério daquela aldeia alentejana, onde o antigo autarca será sepultado.

O antigo presidente da Câmara de Sousel, eleito pelo PSD, morreu no domingo, aos 57 anos, na sequência do despiste do motociclo em que seguia, disse à agência Lusa fonte do partido.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o alerta para o acidente foi dado pelas 13:30 e que o sinistro ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis, também no distrito de Portalegre.

De acordo com o comando sub-regional, nas operações de socorro estiveram envolvidos 13 operacionais, auxiliados por seis veículos, entre os quais a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre e uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Sor.

A Câmara de Sousel lamentou "profundamente" no domingo a morte do antigo presidente do município e anunciou que decretou luto municipal "até ao dia em que se realizem as cerimónias fúnebres".

Natural da freguesia de Casa Branca, Armando Varela foi eleito vereador naquele município, pelo PSD, no mandato 2001-2005.

Depois, entre 2005 e 2017, foi presidente da Câmara de Sousel, eleito pelo PSD, e, nas últimas eleições autárquicas, concorreu de novo ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.

Desempenhou ainda funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel e, no último mandato autárquico, foi vereador na Câmara de Portalegre, também eleito pelos sociais-democratas.

A Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, também já lamentou a morte do social-democrata.

Igualmente na sua página na rede social Facebook, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida por Armando Varela, lamentou o falecimento do antigo autarca.

Leia Também: Rui Rio lamenta morte de Armando Varela. "Uma notícia muito triste"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas