Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Relação absolve padrasto condenado duas vezes por violar enteada em Fafe

Um homem condenado duas vezes no mesmo processo a prisão efetiva por ter violado a sua enteada, de 14 anos, em Fafe, distrito de Braga, foi absolvido pela Relação de Guimarães, segundo uma decisão consultada hoje pela Lusa.

Relação absolve padrasto condenado duas vezes por violar enteada em Fafe
Notícias ao Minuto

14:53 - 15/03/23 por Lusa

País Tribunal da Relação

Em novembro de 2016, o arguido, um marmorista de Fafe, foi condenado pelo Tribunal de Guimarães a oito anos de prisão em cúmulo jurídico, por seis crimes de violação agravada, com base nas declarações para memória futura da vítima.

No entanto, após o julgamento, a vítima disse que tinha inventado tudo e que nunca tinha ocorrido qualquer violação.

Face a essa nova posição da vítima, o julgamento foi repetido, por ordem do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mas o Tribunal de Guimarães voltou a condenar o arguido na mesma pena em março de 2022.

Inconformado com esta decisão, o arguido recorreu para o Tribunal da Relação de Guimarães que, em setembro passado, revogou a condenação, absolvendo o arguido de todos os crimes.

Os juízes desembargadores constataram que a vítima prestou em sede de audiência um depoimento "absolutamente oposto" ao que tinha prestado anteriormente em sede de declarações para memória futura, concluindo haver uma dúvida "razoável e insuperável".

O Ministério Público ainda recorreu desta decisão para o STJ, mas o recurso foi rejeitado por "inadmissibilidade legal".

Segundo a acusação do MP, os abusos ocorreram entre 2014 e 2015, em locais ermos do concelho de Fafe, depois de a mãe da vítima ter encetado uma relação "análoga à dos cônjuges" com o arguido.

Leia Também: Relação confirma condenação de vice da Câmara de Barcelos por corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório