Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Associações de imprensa criticam "desrespeito" por atrasos nos apoios

As associações de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), Portuguesa de Imprensa (API), Portuguesa de Radiodifusão (APR) e de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC) criticaram hoje "o desrespeito" do Governo por atrasos na publicação do despacho sobre apoios ao setor.

Associações de imprensa criticam "desrespeito" por atrasos nos apoios
Notícias ao Minuto

17:59 - 07/03/23 por Lusa

País Comunicação Social

Numa posição hoje divulgada, estas associações de media disseram "lamentar profundamente que o Governo não tenha ainda publicado o despacho legal que permita proceder ao pagamento dos montantes dos projetos cofinanciados ao abrigo do regime de incentivos à comunicação social regional e local referentes a 2022".

A AIC, API, APR e ARIC acrescentam continuar "inacreditavelmente à espera que seja assinado o despacho conjunto de três ministérios -- Cultura, Coesão Territorial e Finanças -- que permita que o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura possa fazer a liquidação dos incentivos dos projetos instruídos no ano passado", após candidaturas entregues em março de 2022 e cujos processos "se encontram retidos".

As críticas surgem numa altura em que decorre mais um período de apresentação de candidaturas ao regime de incentivos à comunicação social regional e local para 2023, sem que as candidaturas do ano passado tenham sido ainda pagas, de acordo com estas entidades.

"Este tratamento do Governo para com a comunicação social regional e local é totalmente inaceitável e apelamos ao senhor primeiro-ministro [António Costa] que faça cumprir a lei e que defenda a comunicação social regional e local, cuja existência e sobrevivência se encontra cada vez mais ameaçada no nosso país", adiantam estas associações.

Em causa estão apoios concedidos pelo Estado à área da comunicação social nos regimes de incentivos à comunicação social regional e local que visam o emprego e a formação profissional, a modernização tecnológica, o desenvolvimento digital, a acessibilidade, o desenvolvimento de parcerias estratégicas e a literacia e educação para a comunicação social.

Leia Também: BBC. Reino Unido defende liberdade de expressão após buscas na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório