O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, assinalou, esta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, o Dia Europeu das Vítimas de Crime, lembrando "o crime que mais mata, em Portugal" - a violência doméstica.
"No dia europeu das vítimas de crime, recordemos que o crime que mais mata, em Portugal, é a violência doméstica", lê-se na nota na rede social Twitter.
Augusto Santos Silva apela ainda a uma mobilização para o que considera "um flagelo social".
No dia europeu das vítimas de crime, recordemos que o crime que mais mata, em Portugal, é a violência doméstica. Um flagelo social, contra o qual todos nos devemos mobilizar.#diaeuropeudavitimadecrime #EUVictimsDay
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) February 22, 2023
A Polícia de Segurança Pública já tinha avançado, esta quarta-feira, que, nos últimos 10 anos, na sua área de responsabilidade (regiões urbanas) registou um total de 2.109.590 denúncias criminais, uma média anual de 175.799 queixas.
A data, que se assinala desde 1990, tem como objetivo sensibilizar a população para "a necessidade de proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime e dar a conhecer os mecanismos de reporte e denúncia disponíveis", caso sejam vítimas de crime, o tenham presenciado ou tenham conhecimento de alguma informação.
Leia Também: Detido em Cascais por suspeitas de violência doméstica e tráfico de droga