Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Neve fecha estradas no maciço central da serra da Estrela

As estradas do maciço central da serra da Estrela estão hoje encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Neve fecha estradas no maciço central da serra da Estrela
Notícias ao Minuto

09:45 - 08/02/23 por Lusa

País Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, a neve que caiu durante a noite e madrugada levou ao corte de cinco troços rodoviários.

Pelas 00h00 foi interdita a circulação automóvel nos troços números 11 (Piornos - Torre), 12 (Torre - Torre) e 13 (Torre - Lagoa Comprida) e, às 06h15, foi cortado o trânsito nos troços 1 (Portela do Arão - Lagoa Comprida) e 2 (Lagoa Comprida - Sabugueiro), indicou.

A mesma fonte referiu, pelas 08h45, que "de momento não há previsão" para a reabertura dos troços rodoviários do maciço central da serra da Estrela que estão encerrados à circulação automóvel.

Os distritos da Guarda, Faro, Beja e Castelo Branco estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de queda de neve nas terras altas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso de aguaceiros para Faro e Beja, que está em vigor desde a meia-noite, irá manter-se até às 15h00 de hoje.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima de 700/800 metros de altura entre meia-noite e as 09h00 de hoje.

O instituto sublinhou que a neve poderá acumular-se acima dos mil metros de altura, atingindo cinco centímetros na Torre da Serra da Estrela.

Através do comunicado alertou-se ainda para eventuais perturbações causadas pela queda de neve e possível formação de gelo, incluindo "vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados".

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para o distrito de Faro devido à agitação marítima na costa sul, com ondas de sudeste entre dois a três metros de altura, entre as 12h00 de quinta-feira e as 15h00 de sexta-feira.

Leia Também: Estradas do maciço central da serra da Estrela reabertas ao trânsito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório