Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Homem de 82 anos detido por caçar com meios proibidos

Um homem de 82 anos foi detido por estar a caçar javalis com recurso a laços.

Homem de 82 anos detido por caçar com meios proibidos
Notícias ao Minuto

16:34 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

País Caça

O Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GBR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Viseu, deteve na quinta-feira um homem de 82 anos por caça com recurso a meios não permitidos, no concelho de Viseu.

"No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, os elementos do NPA detetaram um homem que exercia a caça ao javali através de meios não permitidos (laços), culminando na sua detenção", pode ler-se em comunicado da GNR enviado às redações.

Foram apreendidos quatro cabos de aço e uma foice, o detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viseu, revela ainda a missiva.

O laço, explica a GNR, "é um meio proibido para o ato venatório, tipificando um crime punível com a pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 100 dias", até porque "nos termos da Lei da Caça, trata-se de um meio não seletivo de caça, causando risco indiscriminado para outros animais selvagens e domésticos e mesmo para os seres humanos".

Leia Também: Penalva do Castelo. Homem de 76 anos detido por caça em área de proteção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório