Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Município de Almeida vai recuperar muralha que desabou em Castelo Mendo

A Câmara de Almeida, no distrito da Guarda, vai investir 300 mil euros na recuperação da muralha da Aldeia Histórica de Castelo Mendo, que desabou este mês devido ao mau tempo, disse hoje o presidente do município.

Município de Almeida vai recuperar muralha que desabou em Castelo Mendo
Notícias ao Minuto

09:55 - 26/01/23 por Lusa

País Mau tempo

Em declarações à agência Lusa, António José Machado referiu que o mau tempo causou a derrocada de "cerca de 150 metros quadrados" da muralha de Castelo Mendo, "que é necessário repor e consolidar".

O troço que ruiu localiza-se na zona sul da aldeia de Castelo Mendo, na primeira cintura da muralha do castelo que foi construída por Dom Sancho II, no século XIII.

O autarca adiantou que o orçamento previsto para a realização das obras de restauro da muralha afetada pelo mau tempo ronda os 300 mil euros e que a autarquia de Almeida não tem financiamento assegurado.

"Eu espero que possa haver financiamento da parte do Estado (...). Se houver verbas para esse efeito, nós [Câmara Municipal de Almeida] estamos atentos e estamos a trabalhar com a Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) nesse sentido", disse.

Adiantou que a autarquia fez um levantamento dos prejuízos e um orçamento para reabilitação do troço da muralha de Castelo Mendo que ruiu, "que ronda os 300 mil euros", e enviou essa informação para a DRCC.

"Nós teremos capacidade para poder fazer [a obra]. Se pudermos obter financiamento [para a sua execução], melhor. Se não conseguirmos, a Câmara [Municipal de Almeida] está disposta a avançar e fazer essa recuperação", garantiu António José Machado à Lusa.

O autarca também referiu que a muralha de Castelo Mendo tem outros locais que necessitam de intervenção, mas o município não tem verbas suficientes para o fazer, pelo que também já alertou a DRCC para a situação.

A derrocada na muralha também provocou prejuízos em algumas construções adjacentes.

"Com estes acontecimentos ficámos mais preocupados e também ficam mais preocupados os moradores que têm propriedades e habitações encostadas às muralhas", admitiu.

O autarca lembrou que Castelo Mendo está em fase de "melhoria da classificação", através de um processo liderado pelas Aldeias Históricas de Portugal, para que o "grupo habitacional seja todo classificado".

A aldeia de Castelo Mendo, que pertence à União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, está classificada como imóvel de interesse público e o castelo como monumento nacional.

Castelo Mendo é uma das 12 localidades da Rede das Aldeias Históricas de Portugal que também abrange Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Leia Também: Linhares da Beira em processo de reclassificação para monumento nacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório