Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fundação traduz artigos sobre educação para pais e docentes portugueses

A Fundação Iniciativa Educação vai passar a publicar na sua plataforma artigos científicos sobre educação produzidos pelo Conselho Científico de Educação Nacional francês, traduzindo-os para português e simplificando-os para professores e pais portugueses.

Fundação traduz artigos sobre educação para pais e docentes portugueses
Notícias ao Minuto

11:38 - 19/01/23 por Lusa

País Educação

um protocolo de cooperação. Nós olhamos para o Conselho Científico de Educação Nacional francês como um exemplo, porque eles são um conjunto de cientistas de imenso valor, do ponto de vista científico, e diverso, que estão preocupados em traduzir para a educação as investigações mais recentes das suas diversas áreas, como a psicologia cognitiva", afirmou Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, em declarações à agência Lusa.

O protocolo entre a Iniciativa Educação e o Conselho Científico de Educação Nacional foi assinado na quarta-feira em Paris e Nuno Crato participou também na quarta-feira à noite na conferência "Agir pour l'éducation", que decorreu no College de France, e que visa lançar a discussão sobre o futuro da educação em França, numa iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação francês e os investigadores do College de France.

O protocolo assinado entre esta fundação portuguesa e as autoridades francesas vai também servir para que os investigadores franceses acompanhem o esforço de tradução literal para português, mas também de simplificação dos seus artigos científicos, para todos os intervenientes no processo do ensino, desde os professores às famílias.

"Eles dizem que querem também aprender connosco e uma coisa que eles estão muito interessados nesta cooperação é o esforço que nós fazemos nesse sentido de tradução da investigação científica de uma maneira diferente do que eles fazem. Eles produzem documentos grandes para os professores e nós produzimos documentos pequenos. Nós traduzimos, não só a parte da língua, mas colocamos em linguagem comum questões muito específicas", explicou Nuno Crato.

Na plataforma online da Iniciativa Educação já está publicado o primeiro artigo francês, sobre o ensino explícito, que vem juntar-se às ferramentas que já estão disponíveis e que podem ir desde temas mais complexos como as fases da aprendizagem até práticas a ter em casa com as crianças, como explicou o antigo ministro da Educação português.

"Temos artigos com investigação científica, por exemplo, sobre qual é a melhor hora para ler para as crianças, que género de leitura se deve fazer à noite com as crianças, que interessa a todas as pessoas preocupadas com a educação", concluiu.

Leia Também: Nuno Crato alerta para "efeito nocivo" das greves de docentes nos alunos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório