Foi a banhos e foi barrado no Alvorada. Peripécias de Marcelo no Brasil

Veja as imagens.

Foi a banhos e foi barrado no Alvorada. Peripécias de Marcelo no Brasil

© Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Notícias ao Minuto
04/01/2023 09:34 ‧ 04/01/2023 por Notícias ao Minuto

País

Marcelo Rebelo de Sousa

De visita ao Brasil, por ocasião da tomada de posse do presidente daquele país, Lula da Silva, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, não se coibiu de assinalar o Ano Novo que aí vinha com um mergulho, tradição que cumpre, normalmente, nas praias de Cascais.

Este ano, o Presidente da República foi a banhos no dia 31 de dezembro, uma vez que, a 1 de janeiro, marcava presença em Brasília, para assistir à tomada de posse. Foi, também, protagonista de um momento caricato, ao ser barrado à porta do Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidência brasileira, optando por tirar selfies com os turistas que assistiram ao momento.

Tenho viajado para o país no dia 30 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu dar uma caminhada nos jardins do Palácio da Alvorada, pelas 19h. Contudo, os planos saíram furados, tendo o Presidente da República visto a sua entrada barrada pelo segurança que, timidamente, esclareceu que a ordem era do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela vigilância da residência presidencial que, naquele momento, estaria vazia, uma vez que o antigo chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, estaria a caminho dos Estados Unidos, conta o portal UOL.

O momento caricato foi presenciado por turistas que se encontravam no local, tendo Marcelo recorrido à sua ‘bengala’ de sempre: selfies.

O mesmo meio indica ainda que o Presidente da República agiu como se nada tivesse acontecido, tendo apontado que “são medidas de segurança para todos”.

“O Presidente de Portugal tem de ser igual aos outros”, terá dito.

Antecipando o novo ano, no dia 31 de dezembro, o chefe de Estado foi a banhos no Lago Paranoá, em Brasília, sob o olhar atento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, acionado para “supervisionar e auxiliar na segurança” do responsável, segundo disse a entidade, em comunicado.

De acordo com os bombeiros, “o momento de lazer do Presidente ocorreu na orla do Brasília Palace Hotel, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, com a supervisão de seu staff, dos agentes da PF do Brasil e dos militares e mergulhadores do CBMDF”.

De notar que Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro chefe de Estado estrangeiro a saudar Lula da Silva na sessão de cumprimentos no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a cerimónia de posse do presidente do Brasil. Anunciou, além disso, o regresso do presidente brasileiro a Portugal, 22 e 25 de abril, para "assinalar a fraternidade luso-brasileira, o Dia da Liberdade em Portugal", para uma cimeira bilateral de governos e também para "a entrega do Prémio Camões a vários premiados, um dos quais Chico Buarque, que estava esperando há alguns anos".

Leia Também: "Meu amigo". Lula assinala reencontro com Marcelo Rebelo de Sousa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas