Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Portalegre. Exército monta ponte militar em aldeia atingida pelas cheias

A aldeia de Foros de Mocho, no concelho de Ponte de Sor, encontra-se muito condicionada pelo impacto da chuva nos acessos.

Portalegre. Exército monta ponte militar em aldeia atingida pelas cheias
Notícias ao Minuto

17:57 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto

País Cheias

O Exército Português anunciou esta terça-feira que foi iniciada a montagem de uma ponte militar sobre a albufeira de Montargil, para apoiar a população de Foros do Mocho, no distrito de Portalegre, que se encontra isolada devido às recentes cheias.

Em comunicado, o ramo das Forças Armadas afirmou que foi feito um acordo entre o Regimento de Engenharia n.º1 com a autarquia de Ponte de Sor, "com vista à beneficiação das condições de vida e bem-estar das respetivas populações, através da montagem de uma Ponte Militar BAILEY M2". A ponte montada pelo Exército tem um comprimento de 18 metros, com rampas de acesso, e é de classe 40 toneladas.

A estrutura ficará situada sobre um afluente na albufeira, "para garantir a circulação durante a intervenção no troço de estrada em risco de colapso, sendo previsível que a mesma esteja em serviço por um período de um mês".

A população de Foros de Mocho, no concelho de Ponte de Sor, viu-se gravemente restringida pela chuva que, em dezembro, provocou graves cheias em Portalegre - um distrito que, nas inundações do dia 13  que também atingiram a região de Lisboa, esteve sob alerta vermelho.

A construção de um primeiro acesso na aldeia foi conseguido ainda em dezembro, e a ministra da Coesão Territorial visitou o local a 16 de dezembro, para uma avaliação aos danos provocados pelas cheias na região.

No comunicado, o Exército Português acrescenta que estão mobilizados 17 militares, sete viaturas e dois equipamentos de engenharia, com duração prevista de três dias.

Leia Também: Chuva causa 30 inundações e quatro desalojados no distrito de Portalegre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório