Desobstrução de via na Azinhaga da Torrinha em fase de conclusão

A Proteção Civil de Lisboa está a concluir os trabalhos de desobstrução de uma via na Azinhaga da Torrinha que, devido ao deslizamento de terras, impediu que 10 moradores saíssem de casa, disse fonte da autarquia.

Proteção Civil

© Global Imagens

Lusa
13/12/2022 16:35 ‧ 13/12/2022 por Lusa

País

Lisboa

A mesma fonte disse à agência Lusa que "os trabalhos necessários e relacionados com a situação estão em fase de conclusão", com a intervenção de uma retroescavadora, que tem estado a desobstruir a via, que ficou intransitável na sequência de um deslizamento de terras.

Em declarações à CNN Portugal pelas 08:45, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, explicou que o deslize de terras impediu "10 pessoas de sair de casa" na Azinhaga da Torrinha, bairro da freguesia de Santa Clara, assegurando que estão meios de socorro no local.

Na mesma freguesia, a presidente da junta, Maria da Graça Ferreira, disse que a escola Maria da Luz de Deus Ramos, nas Galinheiras, com duas centenas de crianças dos ensinos pré-escolar e primeiro ciclo, teve de ser encerrada por "falta de segurança" devido a inundações e infiltrações.

"A água caia pelos fios elétricos e seria perigoso", alertando para os problemas de infiltrações e de eletrocussão nesta escola, com cerca de 50 anos, acrescentando que "é uma prioridade identificada há 15 anos demolir e construir uma escola nova".

"O mau tempo provocou mais estragos na escola, que já tinha muitas vulnerabilidades", disse Maria da Luz de Deus Ramos, acrescentando que vai recomendar à Câmara Municipal que a escola não volte a reabrir e sejam colocados contentores como alternativa.

A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou hoje centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.

Na zona de Lisboa a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, que levaram as autoridades a apelar às pessoas para permanecerem em casa quando possível e para restringirem ao máximo as deslocações.

Leia Também: Oeiras: "Nos próximos dias é natural que caiam mais muros"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas