Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mau tempo. País registou 100 ocorrências durante a noite desta 6.ª-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou durante a noite desta sexta-feira em Portugal continental 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais na cidade de Lisboa.

Mau tempo. País registou 100 ocorrências durante a noite desta 6.ª-feira
Notícias ao Minuto

09:40 - 09/12/22 por Lusa

País Cheias

"Foi uma noite mais calma no que diz respeito ao pedido de socorro. Registámos 100 ocorrências durante a noite a juntar às já verificadas no dia de ontem [quinta-feira]. Neste momento temos contabilizadas 2.093 ocorrências sobretudo associadas a inundações em edificações urbanas em particular em caves, rés-do-chão, sejam eles edifícios comerciais ou habitacionais", disse à Lusa Pedro Araújo da ANEPC.

Durante esta madrugada, os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro estiveram em aviso laranja devido à previsão de chuva forte, o segundo mais grave do Instituto POrtuguês do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A mesma fonte adiantou que nas últimas horas não tiveram registo de desalojados, nem de vítimas resultantes das intervenções que foram feitas.

De acordo com Pedro Araújo, Lisboa foi o distrito com mais ocorrências, tendo sido registadas 464, seguida de Setúbal com 151, Santarém 87, Leiria 63 e Faro 53.

"Ainda temos um conjunto de ocorrências a serem intervencionadas pelos agentes de proteção civil em particular pelos serviços municipais de proteção civil, pelas respostas municipais e pelos corpos de bombeiros com operações de esgotamento de água e de limpeza de vias. Estas ocorrências foram verificadas maioritariamente no distrito de Lisboa, que tem o grosso de ocorrências, mas também nos distritos de Leiria, Setúbal Santarém e Faro que são aqueles que concentram o maior numero de intervenções", disse.

Contactado pela Lusa cerca das 8h00, fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa disse à Lusa que desde a meia-noite desta sexta-feira registaram cinco ocorrências sem gravidade.

"Entre as 18h00 de quarta-feira e a meia-noite de hoje [quinta-feira] foram registadas 464 ocorrências, 402 delas inundações. Todas as ocorrências estão fechadas com exceção de uma inundação de um -5 no Campo Grande", disse a mesma fonte.

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

Leia Também: Mau tempo. Várias ocorrências durante a noite, mas sem gravidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório