Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Época de (muito) frio? DGS deixa recomendações sobre como se proteger

Eis as 'regras de ouro' a seguir. Fique atento.

Época de (muito) frio? DGS deixa recomendações sobre como se proteger
Notícias ao Minuto

11:01 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

País Frio

Estamos quase no inverno, e é tempo de (muito) frio. Para lidar com segurança com o estado do tempo que já se faz - assim como com aquele que ainda está para vir -, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou diversas publicações nas redes sociais com recomendações para a população. 

Assim, para se proteger das baixas temperaturas, a entidade aponta que deve "evitar a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura", assim como "manter o corpo hidratado e quente". 

Deve também "manter a casa quente", e estar "especialmente atento se tiver algum problema de saúde". E mais: "Mantenha-se em contacto e atento aos outros"

Para se proteger, terá ainda de "optar por várias camadas de roupa para manter o corpo quente" e "proteger as extremidades do corpo". Para tal, avança a DGS, use "luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado quente e antiderrapante". 

Com as temperaturas a descer, deverá ainda "prestar especial atenção às pessoas mais vulneráveis, reforçando todos os cuidados". A Direção-Geral da Saúde sublinha também que tem de "seguir as recomendações do médico assistente" e "garantir a toma adequada da medicação em caso de doença crónica"

De recordar que os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão a partir da tarde de hoje sob aviso laranja (o segundo mais elevado) por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Igualmente por causa da chuva o IPMA colocou, a partir da tarde de hoje, outros cinco distritos (Portalegre, Lisboa, Santarém, Évora, Leiria) sob aviso amarelo (o terceiro mais elevado), estendendo-o a partir das 00:00 de quinta-feira ao Norte e Centro do país, abrangendo os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Porto, Viseu e Bragança.  

Leia Também: Más notícias para quem está sempre com o nariz gelado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório