Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AT apreende enguias vivas escondidas em malas no aeroporto do Porto

Animais estavam a ser transportados por dois viajantes de nacionalidade espanhola, que tinham como destino Dakar, no Senegal. 

AT apreende enguias vivas escondidas em malas no aeroporto do Porto
Notícias ao Minuto

18:46 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

País Apreensão

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Alfândega do Aeroporto do Porto, apreendeu quatro malas do porão onde se encontravam escondidos 23,75 quilos de enguias vivas (cerca de 83 mil), da espécie Anguilla anguilla, informa uma nota publicada no site da referida autoridade.

A apreensão deu-se no âmbito das ações de controlo efetuado sobre as bagagens dos viajantes.

As enguias apreendidas, de valor estimado de 142.500 euros, estavam a ser transportadas por dois viajantes de nacionalidade espanhola, que tinham como destino Dakar, no Senegal. 

As enguias encontravam-se "dentro de sacos de plástico com água, intercalados com sacos térmicos, de forma a manter uma temperatura adequada para manter a vida do meixão", explica ainda a AT.

Em causa está aquela que é conhecida por ser uma das espécies mais traficadas no mercado negro para efeitos de consumo alimentar, em particular nos mercados asiáticos, o que tem vindo a contribuir para um colapso da espécie.

As enguias foram, entretanto, já entregues ao ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), "que assegurou a sua libertação no meio aquático".

Os viajantes espanhóis ficaram, por sua vez, detidos, tendo já sido apresentados a tribunal.

Leia Também: Aeroporto do Porto. Apreendidas 45 mil enguias vivas escondidas em malas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório