Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Dois detidos por caça em área de proteção em Moimenta da Beira

As detenções ocorreram no âmbito de uma ação de prevenção e fiscalização ao exercício do ato venatório.

Dois detidos por caça em área de proteção em Moimenta da Beira
Notícias ao Minuto

07:28 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no domingo, dois homens, de 46 e 52 anos de idade, pela prática de caça em área de proteção no concelho de Moimenta da Beira, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

As detenções ocorreram no âmbito de uma ação de prevenção e fiscalização ao exercício do ato venatório.

Os elementos da GNR viriam a deter os suspeitos, que se encontravam a praticar o ato venatório, a menos de 500 metros de uma instalação de criação animal.

No decorrer da ação policial foram ainda apreendidos seis cartuchos e duas caçadeiras.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

A GNR explica ainda, no mesmo comunicado, que tais áreas de proteção são "áreas onde o exercício da caça pode causar perigo para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas ou constitui risco de danos para os bens".

É esse o caso, por exemplo, das praias de banho, dos terrenos adjacentes a estabelecimentos de ensino, hospitalares, científicos, prisionais ou tutelares de menores, de lares de idosos, de instalações militares ou de forças de segurança, de estabelecimentos de proteção à infância, de estações radioelétricas, de faróis, de portos marítimos e fluviais, de aeroportos, de instalações turísticas, de parques de campismo e desportivos, e de instalações industriais e de criação animal, povoados numa faixa de proteção de 250 metros, bem como quaisquer terrenos que os circundem, numa faixa de proteção de 500 metros.

O mesmo acontece com as estradas nacionais (EN), os itinerários principais (IP), os itinerários complementares (IC), as autoestradas, as estradas regionais das regiões autónomas (ER) e as linhas de caminho de ferro numa faixa de proteção de 100 metros.

Leia Também: GNR detém oito suspeitos de furto de azeitona em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório