O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, disse esta quinta-feira que o Governo tem uma posição de "tolerância zero" para as manifestações de violência no desporto, quando questionado sobre a nova polémica sobre uma alegada festa sexual entre jogadoras e equipa técnica do Famalicão.
"O Governo tem acompanhado de perto. Já teve ocasião de dizer que a nossa posição é tolerância zero para esse tipo de manifestações de violência - para esse e para outros tipos de manifestação de violência", disse o secretário de Estado do Desporto, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.
Em causa está uma notícia do Público que deu conta que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu uma denúncia de uma alegada festa sexual que envolveu algumas jogadoras e alguns elementos da equipa técnica e da estrutura do Famalicão na temporada 2021/22.
De acordo com a mesma fonte, a queixa terá sido reportada no Portal da Denúncia da FPF por uma antiga jogadora do clube famalicense. Na queixa constará a referência a oito jogadoras que terão estado envolvidas numa orgia/prática sexual num dos apartamentos do clube onde viveria alguém da equipa técnica.
João Paulo Correia lembrou que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) "criou há uma semana um canal de denúncias" e apela a que estas sejam dirigidas para este canal.
Trata-se de uma página dedicada à proteção de praticantes para os casos de abuso, assédio e outros tipos de violência em contextos desportivos. Pode consultar aqui.
[Notícia atualizada às 13h42]
Leia Também: Governo aprova proposta de lei sobre "combate à violência no desporto"