Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

João Bonzinho sucede a Vítor Serpa na direção do jornal A Bola

O jornalista João Bonzinho é o novo diretor do jornal desportivo A Bola, substituindo Vítor Serpa, que assumiu o cargo durante 30 anos e que hoje se despede no editorial do título.

João Bonzinho sucede a Vítor Serpa na direção do jornal A Bola
Notícias ao Minuto

15:49 - 30/09/22 por Lusa

País A Bola

Na quinta-feira, num comunicado enviado aos jornalistas, a administração de A Bola comunicou a nova equipa.

"A administração entendeu que se impunha a constituição de uma nova equipa que permitisse juntar as melhores competências que a empresa a nível jornalístico dispõe de modo a encarar com tranquilidade o futuro", lê-se na missiva, a que a Lusa teve hoje acesso.

Assim, a direção passa a ser assumida por João Bonzinho, tendo José Manuel Delgado como diretor adjunto.

A administração elenca ainda a lista da chefia de redação, bem como a direção de operações - que chefia os departamentos de produção, fotografia, agenda, planeamento e conteúdos TV -, que tem como coordenadora Edite Dias.

Na missiva, a administração "agradece o extraordinário contributo que Vítor Serpa, ao longo de quase 50 anos de serviço dedicado a A Bola e quase 30 anos de diretor, foi dando, desejando, sinceramente poder continuar com a sua competência e experiência durante os anos que a sua saúde o permitir".

A administração agradece também aos elementos da chefia que cessam agora funções e que "de forma empenhada e competente asseguraram a continuidade do maior jornal nacional de desporto durante anos muito difíceis".

No editorial de hoje, Vítor Serpa anunciou o término da sua "já muito longa missão de diretor" do jornal.

"Mais de trinta anos depois de ter assumido o cargo. É consequência de uma decisão consciente que tomei há cinco anos. Queria despedir-me desta função, que muito me orgulhou, nas bodas de prata da minha direção, porém, circunstâncias várias e uma tão inesperada quanto devastadora pandemia levaram-me, a mim e à administração deste jornal, a encontrar um momento mais oportuno, após uma fase de transição durante a qual fui entregando as responsabilidades executivas", relata o diretor cessante.

No sábado, "este jornal terá no alto da primeira página o nome de João Bonzinho, a quem desejo, sinceramente, as maiores felicidades", afirma, salientando que o novo diretor "é um grande jornalista, um Homem de A Bola, com longa carreira e provas dadas à frente da direção de informação de A BOLA TV".

Vítor Serpa agradece "a todos os que ao longo dos últimos trinta anos" trabalharam consigo "naquele que é o maior e o melhor jornal desportivo do país", bem como aos agentes desportivos, entre os quais atletas e treinadores, à família, a quem 'roubou' "tantas horas, dias, meses e anos de convívio" e à administração, bem como, em especial, aos leitores do jornal.

"Continuarei como sempre fui, ao longo de toda a minha vida profissional, um jornalista e aqui continuarei também a escrever, enquanto me acharem útil. Como devem calcular, foi uma decisão difícil mas tomada com a convicção do exemplo de que ninguém, seja em que setor for, se deve eternizar no poder, qualquer que ele seja. Os novos tempos requerem novos protagonistas, novas ideias e novas gerações comprometidas com o futuro e capazes de dominar os colossais avanços tecnológicos que se verificaram, sobretudo, no mundo da comunicação", prossegue, apontado que A Bola "já não é apenas o grande e histórico jornal nascido em janeiro de 1945".

Mas antes "uma marca insubstituível na área diversa da comunicação portuguesa, onde se juntam várias plataformas que urge desenvolver", salienta.

"Os jornais vivem uma crise generalizada e, em Portugal, o problema é, mesmo, o da sobrevivência", mas "não sou pessimista quanto ao futuro", pois "existem razões objetivas para acreditar, a primeira das quais é a qualidade da nossa equipa, continuaremos juntos na luta pelo sucesso e na convicção de que continuaremos a ter a preferência dos leitores", conclui Vítor Serpa.

Leia Também: Subdiretora da DGPC também está entre visados de buscas à PCM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório