Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Autarca de Ponta Delgada ataca acusações da ex-presidente da AM

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral (PSD), considerou hoje como "falsas e difamatórias" as declarações da presidente da Assembleia Municipal (AM), também social-democrata, que se demitiu, acusando o edil de conduta "desrespeitosa e agressiva".

Autarca de Ponta Delgada ataca acusações da ex-presidente da AM
Notícias ao Minuto

14:33 - 29/09/22 por Lusa

País Ponta Delgada

Num comunicado enviado pelo município à imprensa, Nascimento Cabral considera falsas as declarações de Maria José Duarte, que na quarta-feira se demitiu da presidência da AM, alegando ter sido "desrespeitada" pelo presidente da Câmara, na sequência da requalificação no mercado da Graça.

"As declarações de Maria José Duarte são absolutamente falsas e difamatórias, certamente originadas pela sua responsabilidade política no processo de requalificação do Mercado da Graça", refere o comunicado da autarquia.

Na demissão, Maria José Duarte, que também liderou a Câmara Municipal no anterior mandato, evocou um "acaso infeliz" decorrido na segunda-feira na reunião preparatória da próxima AM, marcada para hoje.

"[Fui] abordada de forma desrespeitosa e agressiva por parte do presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, que se recusou a estar na mesma sala do que eu e, inclusivamente, ameaçou abandonar os destinos da Câmara Municipal de Ponta Delgada", declarou.

Nascimento Cabral "repudia veementemente" aquelas declarações e realça que "não se encontravam reunidas as condições políticas" para realizar uma reunião "em que ambos participassem simultaneamente", depois de Maria José Duarte se ter dirigido o atual presidente da câmara de "forma insultuosa" na última AM extraordinária.

"O presidente da câmara, Pedro Nascimento Cabral, sugeriu que a reunião fosse concretizada em dois momentos, um deles presidido por Maria José Duarte e outro presidido por si próprio, sugestão que foi de imediato aceite pelos deputados municipais e presidentes de junta de freguesia", afirma, acrescentando que a reunião decorreu na sede do PSD/Açores.

O líder do maior município dos Açores destaca ainda que "acima de quaisquer intrigas políticas e partidárias estarão sempre os superiores interesses dos munícipes de Ponta Delgada".

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral (PSD) revelou a 16 de agosto que ia enviar para o Ministério Público o projeto relativo à requalificação do Mercado da Graça, para apurar eventuais responsabilidades ou gestão danosa do anterior executivo, presidida por Maria José Duarte, também social-democrata.

Numa Assembleia Municipal, Nascimento Cabral considerou que "não se pode branquear o que está em causa ao abrigo de um qualquer suposto interesse ou lealdade partidária", salvaguardando que "o que se passa nesse processo é de uma grande gravidade".

O autarca ressalvou que o contrato de empreitada foi assinado "três dias antes das eleições autárquicas (23 de setembro de 2021), tendo considerado que devido a "pura negligência" o projeto agora terá que ser revisto para contemplar o sistema de incêndios, um processo que se estima que irá custar 500 mil euros e durará um período de cinco meses.

A então presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte manifestou o "repúdio absoluto" pelas palavras públicas relativas ao projeto relativo ao Mercado da Graça do atual presidente, responsabilizando-o.

A anterior presidente da Câmara referiu que ficou demonstrado "de forma clara e inequívoca" que o seu executivo não tinha "tido conhecimento de que o projeto de segurança contra incêndios não estava totalmente em conformidade com as normas legais e regulamentares aplicáveis".

Leia Também: Demissão de presidente da AM de Ponta Delgada foi exercer "liberdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório