Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Alta velocidade é "resposta correta aos desafios" do país, diz Ordem

A Ordem dos Engenheiros disse hoje que o projeto da nova linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, apresentado esta manhã no Porto, é "a resposta correta aos desafios que o país enfrenta", segundo um comunicado.

Alta velocidade é "resposta correta aos desafios" do país, diz Ordem
Notícias ao Minuto

15:08 - 28/09/22 por Lusa

País Ordem Engenheiros

"A Ordem dos Engenheiros congratula-se e apoia o projeto relativo à Nova Linha de Alta Velocidade Porto -- Lisboa", indicou, adiantando que "encara este investimento previsto no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) como a resposta correta aos desafios que o país enfrenta, como a coesão territorial, a sustentabilidade e a necessária nova visão de mobilidade".

Na mesma nota, a Ordem disse que "está disponível para cooperar em todas as iniciativas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e crescimento económico de Portugal", destacando que "a engenharia portuguesa está preparada para dar o seu contributo indispensável para os novos investimentos estruturais que se avizinham e nas suas diversas dimensões".

A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que pretende ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora e 15 minutos no serviço direto, não terá paragens e será construída em três fases.

"Esta linha estará totalmente integrada com o resto da rede ferroviária nacional. As cidades [do Porto e de Lisboa] serão servidas nas estações centrais", disse Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP).

Numa apresentação esta manhã em Campanhã, no Porto, Carlos Fernandes avançou que a nova linha de alta velocidade terá via dupla e ligará o Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos.

A construção está dividida em três fases, estando a primeira, o troço entre Porto e Soure, prevista concluir até 2028.

Leia Também: Alta velocidade Lisboa-Porto vai permitir "triplicar" oferta e procura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório