Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Retiradas mais de 180 toneladas de plástico das praias em cinco anos

Mais de 180 toneladas de resíduos de plástico e metal foram retirados das praias portuguesas de norte a sul do país, 67 das quais recolhidas este ano no âmbito do projeto TransforMAR, lançado em 2018.

Retiradas mais de 180 toneladas de plástico das praias em cinco anos
Notícias ao Minuto

11:44 - 28/09/22 por Lusa

País TransforMAR

Os resultados foram anunciados terça-feira em Lisboa no encerramento da 5.ª edição do projeto, promovido pelo Lidl Portugal, em parceria com o Electrão, Brigada do Mar, Marinha Portuguesa e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Quercus.

No total, esta edição permitiu retirar 67 toneladas de plástico das praias, cujos resíduos passíveis de serem reciclados foram transformados em 't-shirts', fabricadas em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades.

"O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, bem como redes de pesca no mar, cedidas pela Marinha, foram reaproveitados na criação de esculturas de grande dimensão, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos, como forma de alertar e consciencializar a população para a poluição das praias e oceanos", refere a organização em comunicado.

Na sessão de encerramento, o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, disse que "este projeto TransforMAR visa contribuir para a mudança de ações e consciências sobre o que é um problema global, o lixo".

O projeto visa sensibilizar a população para a adoção de comportamentos mais sustentáveis em prol dos oceanos e para os princípios da economia circular - através da redução, reutilização e reciclagem do plástico e metal recolhidos.

Leia Também: Centenas de mergulhadores em Sesimbra para apanhar lixo e bater recorde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório