Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Provedora admite "falha humana" em caso de maus-tratos a idosa em Loulé

Sílvia Sebastião garante que só teve consciência da gravidade do problema na quarta-feira, depois de o vídeo ter sido divulgado nas redes sociais.

Provedora admite "falha humana" em caso de maus-tratos a idosa em Loulé

A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, admitiu estar chocada com o vídeo tornado público nas redes sociais em que mostra uma idosa acamada coberta de formigas e garante que a instituição já está a investigar quem foram os culpados desta situação de "negligência".

Em entrevista à SIC Notícias, Sílvia Sebastião começou por reconhecer que "houve maus-tratos" e "negligência por parte dos funcionários relativamente à idosa" porque "as formigas não foram de certo para a cama da senhora em 30 minutos ou em 1 hora".

A provedora explicou que tudo terá acontecido no turno da noite, durante o qual estavam ao serviço dois funcionários que são "obrigados" a fazer a ronda e "houve esse descuido de não a fazerem, certamente".

"Lamento, não me orgulho nada do que aconteceu", afirmou, acrescentando que só teve consciência da gravidade do problema esta quarta-feira, depois de o vídeo ter sido divulgado nas redes sociais, daí só agora a IPSS ter tomado medidas.

Apesar de consentir que "houve falha humana" e que estão a apurar quem são os responsáveis, Sílvia Sebastião acusa uma colaboradora do lar de ter filmado as imagens e ainda de ter "montado" parte da situação.

"Sabemos que foi uma colaboradora da instituição que quando chegou ao quarto da senhora, de manhã, filmou a situação. A situação foi montada porque a senhora foi destapada, retirada a fralda, o penso. O vídeo foi feito para focar ali maus tratos", atirou.

Ainda durante a mesma entrevista, a provedora garantiu que nunca tiveram situações do género e que a instituição tem os funcionários suficientes para o número de utentes que são, neste momento, 63.

Leia Também: MP investiga caso de idosa coberta de formigas e pede autópsia ao corpo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório