Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Dez pessoas com VIH dão a cara por campanha que quer combater o estigma

É a primeira vez em Portugal que pessoas infetadas com VIH mostram o rosto numa campanha.

Dez pessoas com VIH dão a cara por campanha que quer combater o estigma
Notícias ao Minuto

09:15 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

País VIH

Pela primeira vez em Portugal, uma campanha sobre o VIH mostra os rosto de 10 pessoas infetadas. O objetivo é combater o estigma em relação à doença.

A campanha 'Eu sou VIH+ e visível', promovida pelo Centro Anti-Discriminação, foi lançada esta terça-feira, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e contou com a presença da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Na campanha, os dez participantes revelam a sua condição de saúde e a convergência de lutas, apesar da diversidade de personalidades, profissões e origens.

Os cartazes com os 10 participantes já se encontram nas ruas de várias cidades do país.

O Centro Anti-Discriminação foi criado há 12 anos e é constituído por duas associações na área do VIH/SIDA, a GAT e o SER+. A missão do centro é combater a discriminação que as pessoas com VIH ainda são alvo, não só a nível social como a nível profissional e de saúde.

A coordenação do CAD sublinhou, no seu canal do Youtube, ser "urgente combater o estigma ainda associado a esta infeção e desmistificar a ideia de morte e doença que ainda hoje persiste, promovendo o direito à liberdade de cada um para ser quem é".

Leia Também: Covid-19. Pandemia prejudicou combate ao VIH/Sida em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório