A socialista Ana Gomes comentou, este domingo, no seu espaço habitual na SIC Notícias, a entrevista do primeiro-ministro, na semana passada, sobre as medidas para apoiar o rendimento das famílias.
Para antiga eurodeputada as declarações do governante deixaram "incertezas e muita inquietação em milhões de cidadãos, em particular aos pensionistas, mas também na função pública".
Apesar de "ninguém saber o que se vai passar em 2024", Ana Gomes realçou que "não temos sequer o panorama para o próximo Orçamento do Estado, como aliás o próprio Presidente da República também sublinhou".
Em relação às pensões, recordou a ex-diplomata, "o primeiro-ministro veio confirmar aquilo que se tinha percebido que a lei que ele há três meses dizia que era para cumprir, afinal, não é para cumprir, é para alterar".
"A justificação é que estará em causa a sustentabilidade da Segurança Social. O primeiro-ministro chegou a dizer que eram 13 anos que podiam desaparecer. Isto causa grande inquietação", atirou Ana Gomes, acrescentando que os cidadãos até podem compreender esta posição, mas precisam de provas.
"Penso que os portugueses todos, a começar pelos pensionistas, estarão obviamente na disponibilidade de compreender se isso assim for, mas é necessário que o Governo demonstre e até hoje não foi demonstrado. Isto pode levar os cidadãos a descrerem e não é bom para o Governo", salientou a comentadora.
Leia Também: Resposta de Mendes Godinho "pode comprometer a própria sustentabilidade"