Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Abrantes abre ano letivo com novo Centro Escolar e escola requalificada

O município de Abrantes vai assinalar o início do ano letivo com a abertura de dois equipamentos requalificados, que representaram um investimento de 4,2 milhões de euros, segundo o presidente da Câmara Municipal.

Abrantes abre ano letivo com novo Centro Escolar e escola requalificada
Notícias ao Minuto

13:58 - 12/09/22 por Lusa

País Abrantes

O município de Abrantes vai assinalar o início do ano letivo com a abertura de dois equipamentos requalificados, que representaram um investimento de 4,1 milhões de euros, segundo o presidente da Câmara Municipal.

"Vamos, neste início de ano letivo, inaugurar, ou melhor, colocar à disposição da comunidade educativa, duas novas estruturas escolares: a requalificação da escola de Alvega, bem como esta requalificação do antigo Colégio de Fátima, numa reestruturação tendo em vista este novo centro escolar de Abrantes, aqui mesmo no centro histórico", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes (Santarém), Manuel Jorge Valamatos.

Segundo o autarca, as duas estruturas "envolveram valores financeiros muito significativos", na ordem dos 4,1 milhões de euros, 600 mil euros dos quais referem-se às obras em Alvega e 3,5 milhões de euros à intervenção no novo Centro Escolar, que inclui 1.º ciclo e jardim de infância.

Manuel Jorge Valamatos disse estar "muito feliz" por o ano letivo se iniciar com estes dois equipamentos educativos à disposição da comunidade, "criando as melhores condições para os professores e alunos poderem ter uma probabilidade maior de um ano educativo com sucesso".

A Escola Básica de Abrantes, que resulta da requalificação e ampliação do antigo Colégio de Nossa Senhora de Fátima, instalado na cidade durante mais de sete décadas e no qual a autarquia investiu ainda 1,6 milhões de euros na aquisição, vai aglutinar três escolas (Jardim de Infância de S. João Batista, Escola Básica n.º1 e Escola Básica n.º 2) e está preparada para receber cerca de 200 alunos: sete turmas de 1.º ciclo (143 alunos) e duas turmas de jardim de infância (47 alunos).

Este projeto do município de Abrantes na área da Educação implica ainda a criação de acessos rodoviários, com a concretização de mais duas empreitadas, no valor global de 300 mil euros, e que passam pela requalificação da Rua de Santa Ana e pela construção de muros de suporte na área exterior à Escola Básica de Abrantes e na Rua de Santa Ana.

Numa fase posterior, será lançada uma outra empreitada para criar uma nova via de acesso à Rua 5 de Outubro e uma bolsa de estacionamento com 70 lugares.

No 1.º piso do edifício estão instaladas as salas do ensino pré-escolar, o parque infantil, a biblioteca e o refeitório (onde serão confecionadas as refeições), enquanto no 2.º piso estão as oito salas para as turmas do 1º ciclo e no 3.º piso duas grandes salas polivalentes.

As "preocupações energéticas" foram também tidas em conta e o edifício está "todo equipado com lâmpadas LED e dispõe de painéis fotovoltaicos", disse ainda Manuel Jorge Valamatos, considerando estarem criadas "todas as condições de conforto e segurança" para os alunos "aprenderem melhor".

No caso da requalificação da Escola Básica de Alvega, a intervenção incidiu na substituição da caixilharia e dos pavimentos, na criação de novas instalações sanitárias e na ampliação das salas de aula, entre outros trabalhos.

A escola, com capacidade para acolher um máximo de 75 alunos (duas turmas do 1.º ciclo e uma turma do pré-escolar), tem também um parque infantil, que não existia.

"Assistimos a uma transformação muito significativa nesta escola de Alvega que, não sendo uma escola nova, é uma escola que se requalificou e que se adapta aos tempos e necessidades existentes e onde as crianças têm boas condições para aprender", afirmou o autarca.

O presidente da Câmara de Abrantes referiu também que existem outras duas situações que estão a ser trabalhadas pela autarquia, uma delas na escola do Tramagal (escola Octávio Duarte Ferreira) relacionada com a substituição das coberturas em amianto.

Contudo, acrescentou, essa intervenção terá de ser calendarizada "de acordo, também, com os calendários escolares".

Por outro lado, o projeto da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes "está praticamente finalizado" e o município quer "avançar com a obra também o mais rápido possível", disse ainda o autarca.

Leia Também: GNR realiza ações de sensibilização nas escolas na semana do regresso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório