Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Comandos. Dois militares hospitalizados após paragem cardiorrespiratória

O Exército indicou que foi iniciado um "processo de averiguações urgente" sobre ambas as ocorrências. Autoridade adianta, ainda, que "foi determinado o aligeiramento substancial da carga física" do curso.

Comandos. Dois militares hospitalizados após paragem cardiorrespiratória

Dois militares de um curso de Comandos foram transportados na quarta-feira para unidades hospitalares depois de sofrerem paragens cardiorrespiratórias. Ambos encontram-se estabilizados, mas ainda internados, um deles na unidade de cuidados intensivos.

Os incidentes ocorreram no mesmo dia, esta quarta-feira, no 138.º Curso de Comandos do Exército, segundo confirmou a autoridade militar em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Um dos instruendos "sentiu-se indisposto" durante uma corrida, tendo sido "prontamente assistido pelo apoio sanitário de proximidade".

Após ser encaminhando para a Unidade de Saúde do Regimento de Comandos, "foi detetada alteração do estado de consciência, pelo que foram realizadas manobras de reanimação" e foi acionado o INEM.

O militar encontra-se "internado em Unidade de Cuidados Intensivos, mantendo-se em vigilância, sedado e ventilado, com um perfil hemodinâmico estável".

Este incidente teve lugar pelas 17h50 e, pelas 20h03, um outro instruendo "sentiu-se indisposto durante o jantar", tendo também sido encaminhado para a Unidade de Saúde do Regimento. "Após dar entrada na Unidade de Saúde, sofreu uma interrupção súbita das funções cardíaca e respiratória, prontamente revertida pela rápida atuação da equipa médica presente no local", esclarece o comunicado.

Este militar acabou por ser transportado de urgência para o  Hospital Amadora-Sintra, onde permanece em observação, com quadro clínico estável. "Prevê-se que possa ocorrer durante o dia de hoje, 8 de setembro de 2022, a transferência do militar para o Hospital das Forças Armadas".

O Exército sublinha que foi "imediatamente iniciado um processo de averiguações urgente" sobre ambas as ocorrências, tendo-se disponibilizado, ainda, aos familiares dos militares, "todo o apoio e acompanhamento relativo à situação clínica" dos mesmos.

Paralelamente, o no seguimento destas ocorrências, "foi determinado o aligeiramento substancial da carga física, e se necessário a não realização de algumas sessões, bem como adotada a ativação efetiva de todos os alertas e procedimentos, nomeadamente de observação clínica permanente dos instruendos."

[Notícia atualizada às 13h31]

Leia Também: Liga dos Bombeiros "frontalmente contra" fim dos CDOS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório