Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Utentes de hospital em Guimarães podem fazer eletrocardiogramas em casa

Possibilidade dada aos doentes que foram sujeitos a uma ablação para o tratamento de arritmias.

Utentes de hospital em Guimarães podem fazer eletrocardiogramas em casa
Notícias ao Minuto

23:21 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) está a desenvolver um programa onde dá aos pacientes a possibilidade de fazerem eletrocardiogramas a partir de casa, "sem necessidade de se deslocarem ao hospital com tanta frequência".

A informação é avançada numa nota publicada no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que esclarece que esta possibilidade é dada aos doentes que foram sujeitos a uma ablação para o tratamento de arritmias.

Em causa está um programa que vai intercalando momentos de consulta presencial com monitorização remota através de "dispositivos inteligentes conectados" e que tem por base "questionários de saúde cientificamente validados", de acordo com o SNS. 

Assim, quanto estes eletrocardiogramas são feitos a partir de casa, o relatório é enviado diretamente para a equipa clínica. "É, assim, possível detetar e documentar, mais precocemente, arritmias e proceder, mais cedo, à reavaliação clínica dos doentes", esclarece o SNS.

Todos estes mecanismos pretendem, em simultâneo, ajudar a "avaliar a qualidade de vida dos pacientes" após a realização do já referido procedimento médico, "com base em algoritmos inteligentes".

Os pacientes envolvidos neste programa serão acompanhados por um período de dois anos após terem realizado a dita ablação. E deverão, durante todo este tempo, usar um relógio inteligente ('smartwatch') que possibilita todo o processo, por ter a capacidade de fazer um eletrocardiograma "sempre que necessário".

Leia Também: Pare de comer carne vermelha todos os dias. Está a fazer mal ao coração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório