Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pare de comer carne vermelha todos os dias. Está a fazer mal ao coração

Descubra as razões. As conclusões são de um estudo recente.

Pare de comer carne vermelha todos os dias. Está a fazer mal ao coração
Notícias ao Minuto

12:19 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um estudo da Friedman School of Nutrition Science and Policy, nos Estados Unidos, mostra que comer carne vermelha todos os dias pode ser prejudicial para o coração. 

Os investigadores concluíram que existe mesmo uma relação com a aterosclerose, uma doença cardíaca muito frequente. Trata-se de um tipo específico de arteriosclerose, que afeta principalmente os grandes vasos, e está na origem das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial.

Leia Também: Hepatite. A inflamação silenciosa do fígado, explicada por um médico

Dados do estudo, que envolveu mais de quatro mil pessoas (homens e mulheres), acima dos 65 anos, revelam que quem comia mais de uma porção de carne vermelha por dia tinha uma maior predisposição (22%) para ter aterosclerose. Em 10% desses casos, o aumento do risco de doença estava associado às bactérias e nutrientes que compõem este tipo de carnes.

Estas conclusões apontam "um novo alvo para possíveis intervenções e na redução das doenças cardíacas", defende Meng Wang, um dos autores do estudo.

"Quando falamos de riscos para o coração e de doenças de circulação, a dieta que segue é o irá fazer mais diferença", explicou Victoria Taylor, da British Heart Foundation, a maior instituição de caridade de pesquisa do coração do Reino Unido

Quanto a uma possível ligação entre o consumo de peixe, carne de aves e ovos e doenças cardiovasculares, não foram encontrados dados que comprovem uma relação negativa.

Leia Também: Níveis baixos da hormona do stress podem ser indicadores de Covid longa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório