Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Covilhã. Autarca fala em "maior tranquilidade" mas sem descanso

O incêndio que lavra na serra da Estrela, no concelho da Covilhã, está com "fumarolas" e apresenta pontos quentes, mas, apesar da maior tranquilidade, ainda não há descanso, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Covilhã.

Covilhã. Autarca fala em "maior tranquilidade" mas sem descanso
Notícias ao Minuto

12:54 - 17/08/22 por Lusa

País Incêndios

"Foi muito bem aproveitada a noite para o combate às chamas, para afrontar aqueles pontos mais sensíveis e delicados, com maior carga de combustível e carga térmica e, como dizem os bombeiros, neste momento, há umas fumarolas", assumiu Vítor Pereira.

Neste sentido, "as coisas estão mais calmas e tranquilas, apesar de ainda ninguém estar descansado, porque este incêndio tem muitas variáveis que não dá para dominar e, a verdade, é que os reacendimentos têm ocorrido".

O autarca referia-se à zona junto das povoações de Orjais e Sarzedo, onde na terça-feira se encontrava uma frente ativa "e a mais preocupante" do incêndio da Serra da Estrela que deflagrou no dia 06 em Garrocho, Covilhã.

Apesar de ter sido dado como dominado no sábado, na segunda-feira sofreu uma reativação.

Vítor Pereira adiantou que as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) "é de que vai haver uma nova vaga de calor, com um setembro bem quente e a seca a acentuar-se, ou seja, o cenário não é propriamente favorável".

Em Orjais e Sarzedo, explicou o presidente, "há pessoas já a regressar às suas casas" e, apesar de não ter o número certo dos cidadãos deslocados, o autarca assumiu que "são poucos e até ao dia de amanhã [quinta-feira] deverão estar todas de regresso".

"Há uma habitação na união de Freguesias de Vale Formoso e Aldeia do Soito, de uma cidadã estrangeira que inclusive teve de se ausentar por razões laborais a outra zona do país, mas não temos mais notícias de primeiras habitações ardidas", apontou.

O autarca acrescentou ainda que "não há cortes de água" nas populações e "as comunicações estão a ser repostas, com as operadoras no terreno a reporem infraestruturas que permitam o regresso das comunicações".

"Os meios estão também no terreno a fazer o trabalho que devem fazer, devemos manter-nos muito vigilantes. Não devemos estar desassossegados, mas um pouco intranquilos até que tudo esteja normalizado", concluiu.

Desde o início do incêndio na Covilhã (Castelo Branco], as chamas estenderam-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiram ainda o concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco.

Leia Também: Serra da Estrela. 90% do perímetro de incêndio dominado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório